Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOTIARA (AM) – A Câmara Municipal de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) aprovou um requerimento para solicitar a revitalização do histórico avião abandonado na estrada do Aeroporto Arico Barros. O pedido foi do vereador Richardson Aranha (PDT), que busca ainda a construção de uma praça no entorno da aeronave.
O avião do modelo Curtis C-46 Commando está abandonado no aeroporto de Itacoatiara há mais de 40 anos, segundo estimam historiadores do município. Com o passar do tempo, a aeronave passou a ser “atração turística” da cidade.
No requerimento sobre o avião, aprovado pela Câmara Municipal em 29 de agosto deste ano, Aranha sugere que a Prefeitura de Itacoatiara firme convênio com a administração do aeroporto para conseguir autorização para execução das medidas.
“Mais um de nossos requerimentos aprovados! ‘O Avião abandonado’. Requerimento que sugere a Prefeitura Municipal de Itacoatiara que firme convênio com a Administração do Aeroporto de nossa cidade, no sentido de conseguir autorização para construção de uma praça no entorno do antigo avião e também para que a aeronave seja revitalizada”, escreveu o vereador, nas redes sociais.
O avião
O avião abandonado em Itacoatiara era um bimotor utilizado para transporte militar na Segunda Guerra Mundial, pela Força Aérea Americana, em 1943. A aeronave veio para a Região Amazônica na década de 1960 e foi transformada avião comercial, com operação até 1976.
Ainda segundo historiadores e moradores de Itacoatiara, a aeronave chegou ao município após precisar realizar um pouso de emergência. O avião teria feito uma pane mecânica e, até hoje, encontra-se abandonado.