Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Uma reunião extraordinária nessa quarta-feira, 30, promovida pela federação Brasil da Esperaça (Fé Brasil), composta pelos PV, PCdoB e PT, discutiram os nomes de possíveis pré-candidatos à prefeitura de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) nas eleições 2024. O encontro, que foi realizado na sede do PT e contou ainda com membros do Psol, PDT, Rede e Agir, analisou lançar o vereador Arnoud Lucas (PV) para o Executivo local no ano que vem.
O parlamentar, que foi o vereador mais jovem e o 5º mais votado de Itacoatiara em 2020, é advogado e tem sido um dos principais adversários políticos do atual prefeito da cidade, Mário Jorge Abrahim (PSC). Pontos que foram levados em consideração para os representantes dos partidos citarem o nome de Arnoud Lucas.
Na reunião, segundo informações de bastidores, ficou decidido que o nome do vereador será o pré-candidato majoritário, mas o lançamento ainda não oficializado porque o assunto ainda está em processo de diálogo. “Todos estão no projeto Arnoud Lucas, ontem foi decidido isso”, disse uma fonte à redação.
A reportagem procurou o vereador Arnoud Lucas, que confirmou a especulação do seu nome como o mais cotado. O parlamentar pontuou, por outro lado, que a decisão sobre o assunto deve passar por um amplo processo democrático.
União para derrotar Mário
Com a aliança, a união dos partidos para derrotar Mário Abrahim passa a ser a maior em Itacoatiara. A meta é alcançar mais partidos para que seja elabora uma ampla frente visando as eleições municipais do ano que vem.
No projeto Arnoud Lucas, contudo, até o momento não há nomes confirmados para serem lançados como possíveis pré-candidatos de Arnoud Lucas. A expectativa, contudo, é que o professor Adilon Pereira, que estava cotado como pré-candidato do PT ao cargo de prefeito em 2024, deva ser o indicado o vice do vereador.
Prefeituráveis
No cenário político, figuram como principais nomes para disputa à prefeitura itacoatiarense nas eleições 2024, além de Mário Abrahim, que deve disputar a reeleição, o deputado estadual Cabo Maciel (PL), o advogado Marcondes Rodrigues e a vereadora Cheila Moreira (PT).
AGIR em Itacoatiara
Apesar de membros do AGIR estiverem na reunião em Itacoatiara, o presidente estadual da sigla, César Marques declarou, nas redes sociais, que o partido não tem executiva municipal na cidade e não teve representante legal na reunião.
“A Executiva Estadual do Partido AGIR/AM informa que não há executiva municipal em Itacoatiara do partido, bem como nenhum representante autorizado a participar dessa reunião, logo o partido Agir não esteve nessa reunião e nunhum representante legal”.