Bruno Pacheco – Do Portal O Login da Notícia/Online Multimídia
ITACOATIARA (AM) – O projeto de lei para conceder o título de Utilidade Pública Estadual para Associação de Apoio e Atendimento ao Autista – Estimular foi aprovado, nesta quarta-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O texto é de autoria da deputada estadual Joana Darc (União Brasil) e beneficia mais de 90 crianças autistas de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus).
“A Associação Estimular faz um excelente trabalho ofertando terapias a crianças e adolescentes e pessoas com deficiências no município de Itacoatiara, e que tem um trabalho exemplar que eu já acompanho há alguns anos”, justificou a parlamentar.
O PL recebeu a subscrição de diversos políticos, entre os deputados Rozenha (PMB) e Cabo Maciel (PL), que elogiaram as ações da associação. O texto vai ser encaminhado para o governador Wilson Lima (UB) publicar no Diário Oficial do Amazonas (DOM).
Utilidade
A medida foi apresentada na Aleam após ter o título vetado pelo prefeito Mário Abrahm (PSC), e o veto mantido pelos vereadores de Itacoatiara, que argumentaram problemas jurídicos com o projeto de lei de autoria do vereador Arnoud Lucas (PV).
Somente na última segunda-feira, 21, após um texto apresentado na Câmara de Itacoatiara, mas dessa vez por meio de um requerimento de Arnoud Lucas, os parlamentares aprovaram o título. Com uma nova lei da CMI para títulos de Utilidade Pública, o prefeito não tem mais a faculdade de vetar a medida.