Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Os artesãos do município de Itacoatiara, no Amazonas, realizam nesta quarta-feira, 9, uma exposição no Centro Cultural Velha Serpa, no bairro Colônia, e participam de ações voltadas ao fomento ao crédito e ao “Agosto Lilás”, uma campanha do Governo do Estado para divulgar e reforçar medidas de combate à violência contra mulher.
Entre as ações, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Semtep), está a realização de cadastros na Associação dos Artesãos de Itacoatiara (ArteIta), que está ajudando os trabalhadores a obterem a carteira nacional da profissão. Além disso, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) está fazendo análise com permissionários para liberação de crédito.
“A Afeam está fazendo uma análise com os permissionários para liberação de crédito, que vai de R$ 8 mil a R$ 20 mil”, destacou Alfredo Cavalcante, titular da Secretaria de Cultura do município, que realiza as ações. A programação acontece até as 17h desta quarta-feira, 9, mas retornam nesta quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, até às 12h.
Agosto Lilás
De acordo com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), foram 4.731 casos de violência contra a mulher somente em 2023 no Amazonas.
Atualmente, a Sejusc dispõe do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), da Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), o Ônibus da Mulher, e os seis pontos do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), presentes nos municípios de Itacoatiara, Maués, Tefé, Parintins, Humaitá e Tabatinga.
O Agosto Lilás foi criado para divulgar e reforçar as medidas de combate à violência contra mulher, entre as quais a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, de 7 de agosto de 2006, que é o foco da campanha da Sejusc.