Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Os vereadores da Câmara Municipal de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) retornam nesta terça-feira, 1º, do recesso parlamentar do meio do ano. Os políticos tiveram cerca de duas semanas de férias dos trabalhos legislativos. A última sessão, que durou menos de seis minutos, era para ter sido realizada em 17 de julho, mas não houve quórum suficiente.
No retorno do descanso, os vereadores já devem enfrentar discussões e decisões sobre pautas importantes, como anular ou não o veto do prefeito Mário Abrahim (PSC) contra projeto de lei que dá o título de Utilidade Pública para a Associação Estimular, que atende crianças autistas no município.
A derrubada ao veto seria analisada antes do recesso, mas apenas os vereadores Richardson Aranha (PDT), Richardson do Mutirão (PL), Andreia Mara (PSD), Arnoud Lucas (PV) – autor do PL, e Júnior Galvão (PSC) – presidente da Câmara, compareceram na Câmara. O mínimo para iniciar a sessão, contudo, é de seis parlamentares.
O texto era apenas um, entre três PLs que concedem o mesmo título para o JC Futebol Clube e a Associação Resgatando os Cativos, que foram vetados pela Prefeitura de Itacoatiara. Segundo informações de bastidores, mesmo diante de receio de alguns vereadores, tudo indicava a vitória para as instituições, que precisam apenas de nove votos, o equivalente à maioria absoluta de vereadores, para barrarem os vetos.