Saúde monitora seis casos notificados da ‘doença da urina preta’ em Itacoatiara, no AM

Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou que monitora seis casos notificados para rabdomiólise por Doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, registrados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Os casos foram notificados no período entre quarta-feira (05/07) e quarta-feira (12/07).

Em nota, a fundação declarou que os pacientes apresentaram sintomas suspeitos para rabdomiólise por Doença de Haff após a ingestão de peixes em período menor do que 24 horas. “Os sinais e sintomas suspeitos para a síndrome são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura”, informou.

De acordo com a FVS-RCP, dos seis casos notificados, dois estão internados no Hospital José Mendes, em Itacoatiara, e os demais receberam alta médica. “O monitoramento segue sendo realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) no Amazonas, pela FVS-RCP, em conjunto com o CIEVS de Itacoatiara, que realiza investigação hospitalar.”

A doença

A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas.

Quando associada ao consumo de peixes com toxinas, a síndrome é denominada doença de Haff. Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!