Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O vereador Richardson Aranha (PTB) afirmou nesta segunda-feira, 3, que a Câmara Municipal de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) precisa se posicionar sobre a denúncia do vereador Arnoud Lucas (PV), que afirmou estar sofrendo ameaças de morte a mando do prefeito da cidade, Mário Abrahim (PSC). Aranha disse que a CMI precisa pedir investigação do caso.
“Esse caso é sério. A gente não pode deixar isso passar em branco. Essa Casa precisa se posicionar, formular um documento e encaminhar às autoridades competentes pedindo apuração do fato. E a gente pede que o vereador traga as provas para que a gente possa avaliar também uma possível quebra de decoro parlamentar por parte do Executivo”, declarou Aranha.
O vereador pontua ainda que a Casa precisa tomar conhecimento da denúncia com documentos, vídeos ou áudios para abordar o caso corretamente e não ser chamada de omissa. “Lá fora a gente está sendo acusado de ser omisso, mas eu posso ser acusado de ser omisso de algo que não tenho conhecimento, já que nada foi me apresentado”.
“Peço ao vereador Arnoud que ele formule uma representação, traga as provas que ele tem para que a gente possa ter conhecimento e até apoiá-lo, se for o caso. Estão se falando de um homicídio de um vereador de Itacoatiara. A gente não pode ficar omisso quanto a isso e a pende pede que a presidência essa Casa formule um documento pedindo às autoridades policiais e judiciais a investigação profunda desse caso para que chega a verdade ao final”, finalizou.
O caso
A denúncia de Arnoud Lucas foi relatada na última terça-feira, 27. O vereador acusa um servidor, conhecido como o “braço direito” da prefeitura de Itacoatiara, de ameaçá-lo de morte a mando do gestor da cidade. O parlamentar publicou um vídeo nas redes sociais falando do caso. Em nota oficial, o prefeito Mário Abrahim negou estar arquitetando o assassinato do parlamentar.
O caso vem à tona após o vereador do PV denunciar secretarias fantasmas na Prefeitura de Itacoatiara e afirmar estar sendo “perseguido” politicamente pelo gestor. Arnoud afirma que eles não querem que ele continue denunciando, “porque sabem que tem muita coisa pior”.
Em meio as ameaças, o vereador precisou viajar para Manaus com a família em busca de escolta policial para ter mais segurança. Ao Login, a assessoria do parlamentar afirmou que, mesmo sofrendo em risco, Arnoud Lucas deixou claro que não irá deixar de realizar o papel de fiscalizar o Executivo Municipal.
Assista trechos da fala do vereador Richardson Aranha: