Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O líder indígena Cacique Raoni, de 93 anos, foi o grande homenageado pelo Boi-Bumbá Garantido nesta sexta-feira, 30, na 1° noite da 56° Edição do Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O ancião da etnia Kayapó desfilou no Bumbódromo e foi ovacionado pelo público vermelho e branco.
Ropni Metyktire, também conhecido como Raoni, é indígena brasileiro e a principal liderança do povo Mẽbêngôkre-Kayapó, e ativista incansável pelos direitos dos povos tradicionais, demarcação de terras e proteção da Floresta Amazônica, sendo reconhecido internacionalmente.
O Festival Folclórico de Parintins é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que acontece em 2023 entre os dias 30/06, 1º/07 e 2/07. Neste ano, o evento foca em três pilares: cultura, turismo e sustentabilidade.
Com o tema “Garantido por Toda Vida!”, o boi vermelho e branco promoveu uma apresentação acalorada e trouxe um manifesto dos povos da floresta em defesa da vida. A agremiação contou com cerca de 2.500 brincantes e, para as três noites, deve levar 17 alegorias e módulos para surpreender os torcedores da baixa do São José, região que é o berço do bumbá.
Foto: Aguilar Abecassis