Eleições 2024: em nova pesquisa para prefeitura de Itacoatiara, Abrahim perde votos, e Maciel e Marcondes crescem

Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – Após os escândalos envolvendo secretarias fantasmas e uma subprefeitura que não existe, o prefeito de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), Mário Abrahim (PSC), teve a imagem manchada e o resultado pode aparecer nas urnas em 2024. Isso porque, segundo mostrou uma nova pesquisa da Perspectiva, Mercado e Opinião, divulgada nesta quinta-feira, 29, o gestor perdeu 7,5% das intenções de voto para as eleições do ano que vem, em meio ao crescimento de adversários.

De acordo com o levantamento, na pesquisa estimulada (quando o nome dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados), Abrahim tem 41,8% das intenções de voto. No último estudo, de fevereiro deste ano, o gestor tinha 49,3%. O seu principal concorrente, o deputado estadual Cabo Maciel (PL), chegou a 20,7%, após crescer 1,4% desde o levantamento de quatro meses atrás. Já o advogado Dr. Marcondes surge pela primeira vez com 9,7% das citações.

Em 4º lugar, está a vereadora Cheila Moreira (PT), com 3,7%. Em seguida, estão Jean Neder (PL), com 2,5% e Donmarques, com 1,6% das intenções de voto. O estudo da Perspectiva foi realizado em 28 de junho, com 350 pessoas entrevistas por telefone. A margem de erro é de 5,2% para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%.

Pesquisa de intenção de voto para prefeito de Itacoatiara divulgada em 29 de junho de 2023 (Fonte: Perspectiva)

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, Mário Abrahim aparece com 15,2% das intenções de voto. Cabo Maciel tem 5,8%. Em seguida, estão Dr. Marcondes (4,5%), Cheila Moreira (0,1%), Jean Neder (0,2%) e Donmarques Mendonça (0,2%)

Confira a pesquisa na íntegra:

Ex-gestores caem

Na última pesquisa, divulgada em fevereiro deste ano, os ex-prefeitos Mamoud Amed (Avante), que comandou Itacoatiara por cinco mandatos, e Antônio Peixoto (PT), que foi cassado da gestão, surgiam em 3º e 4º colocados, respectivamente, na pesquisa da Perspectiva. Neste novo levantamento, os ex-gestores não constam nas primeiras colocações. Confira os dados da pesquisa de fevereiro:

Já os demais pré-candidatos, apareceram na pesquisa estimulada de fevereiro, como 1º opção, da seguinte forma: em 5º lugar, Donmarques Mendonça (PSDB) surgiu com 1,3%; e Jean Neder (PL), com 0,7%.

Queda de Abrahim

A perda de pontos percentuais do atual prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, ocorre após o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) abrir uma investigação contra o gestor por conta de possíveis irregularidades em um contrato de R$ 16,5 milhões, firmado pelo município.

O TCE-AM atacou pedido de medida cautelar, após representação do vereador Arnoud Lucas (PV) denunciar pelo menos quatro secretarias fantasmas e uma subprefeitura, com nome de Camaruã, que não existe na estrutura administrativa de Itacoatiara, mas que constam no contrato assinado por Abrahim e publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM).

A investigação tem como relator o conselheiro Josué Neto e foi assinada pelo presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro. No contrato nº 034/2023 firmado pela prefeitura com a empresa SR. Engenharia, que tem por objetivo a execução de serviços de manutenção predial preventiva, o vereador cita como inexistentes as Secretaria Municipal de Transportes, Secretaria de Governo, Secretarias de Assuntos Comunitários Z. Rural e Secretaria de Fazenda.

“Não existe nenhuma subprefeitura, tampouco a região de ‘Camaruã’”, afirma o parlamentar, no despacho. O vereador critica ainda o valor do contrato e chama de desproporcional e superfaturado. Arnoud Lucas também pontua a suspeita de direcionamento de licitações para a empresa de engenharia, que tem como proprietário Alan Reding, irmão do advogado e amigo do prefeito de Itacoatiara, Caio Reding.

Desconheço

Na semana passada, após ser procurado pela reportagem, o prefeito negou as secretarias fantasmas no Executivo local e afirmou desconhecer a subprefeitura de Camaruã, mesmo assinando o contrato em que consta a pasta.

“Quem é Camaruã, onde fica isso? Desconheço. Não tenho informação e se, de fato, ter, ainda não tomei conhecimento e a gente vai informar. Mas, não existe isso, de forma alguma, de secretaria fantasma. Deve ser mais alguma coisa infundada de alguém tentando confundir a opinião pública”, declarou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!