Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Após denúncias contra a Prefeitura de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), o vereador Arnoud Lucas (PV) afirmou nesta terça-feira, 27, que está sendo ameaçado de morte pelo “braço direito” do prefeito Mário Abrahim (PSC), um servidor identificado como Luiz Brasil. O parlamentar publicou um vídeo nas redes sociais relatando o caso.
“Eu venho sendo ameaçado de morte pelo senhor Luiz Brasil, braço direito do prefeito de Itacoatiara. [Ele] procurou pessoas para dar fim na minha vida. Quer pagar pessoas de forma urgente. Tenho provas, tenho depoimentos”, declarou o vereador, que registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Itacoatiara (DIP) e depôs sobre as ameaças.
O caso é relatado após o vereador denunciar irregularidades em um contrato assinado pelo prefeito, que está sob investigação do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) por gastos com secretarias fantasmas e uma subprefeitura que não existe na estrutura administrativa da gestão. Além disso, o parlamentar tem denunciado ser “perseguido” politicamente pelo gestor.
“O caso está nas mãos do Dr. Lázaro, no qual eu tenho muita confiança que ele vai conseguir elucidar o quanto antes. Infelizmente, eu venho sendo ameaçada, a minha vida está sendo ameaçada, deram um valor para tirar a minha vida, por conta das denúncias que eu venho fazendo e eles não querem que eu continue denunciando, porque sabem que tem muita coisa pior”, explicou o vereador.
“Eles sabem o que eles estão fazendo, então através desse vídeo eu quero tornar isso público e dizer para todos vocês que se algo acontecer comigo ou com qualquer familiar meu, foi o Luiz Brasil a mando do prefeito de Itacoatiara. Essa situação é muito grave e eu confio na justiça. Espero que os órgãos policiais, as autoridades judiciais, o Ministério Público, possam me dar todo amparo, porque estou trabalhando pela Justiça”, continuou.
Denúncias
Na última quinta-feira, 22, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) acatou pedido de medida cautelar contra Mário Abrahim para investigar irregularidades em um contrato de R$ 16,5 milhões, firmado pela prefeitura de Itacoatiara, para manutenção predial. A representação foi do vereador Arnoud Lucas, que denuncia a existência de secretarias fantasmas citadas no documento.
O contrato nº 034/2023, publicado no DOM no dia 25 de maio de 2023 e firmado pela prefeitura com a empresa SR. Engenharia, tem por objetivo a execução de serviços de manutenção predial preventiva. Segundo o vereador Arnoud Lucas, quatro repartições mencionadas no documento que não existem na estrutura administrativa do município, além da subprefeitura de Camaruã.
“Não existe nenhuma subprefeitura, tampouco a região de ‘Camaruã’”, afirma o parlamentar, no despacho. As demais repartições denunciadas são: “Secretaria Municipal de Transportes, Secretaria de Governo, Secretarias de Assuntos Comunitários Z. Rural e Secretaria de Fazenda”.
De acordo com o TCE-AM, na representação, o vereador expõe ainda que “há uma forte suspeita” de direcionamento de licitações para a empresa SR ENGENHARIA, que realiza as manutenções nas sedes administrativas, uma vez que o seu proprietário, Alan Redig, é irmão do advogado e amigo do prefeito, Caio Redig. Em meio aos relatos, a Corte de Contas pediu apuração do caso.
‘Desconheço’
Com a repercussão do caso, o prefeito Mário Abrahim (PSC) foi procurado pela reportagem e, questionado sobre as pastas, negou as secretarias fantasmas no Executivo municipal “Quem é Camaruã, onde fica isso? Desconheço. Não tenho informação e se, de fato, ter, ainda não tomei conhecimento e a gente vai informar. Mas, não existe isso, de forma alguma, de secretaria fantasma. Deve ser mais alguma coisa infundada de alguém tentando confundir a opinião pública”, declarou o prefeito.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Itacoatiara e solicitou um posicionamento sobre a denúncia do vereador Arnoud Lucas. Até a publicação da matéria, sem retorno.
Confira o vídeo completo: