Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O Governo do Amazonas emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira, 19, e considerou “inimaginável” a não participação do Garantido no 56º Festival Folclórico de Parintins, após o presidente do Boi-Bumbá, Antônio Andrade Barbosa, relatar que a associação folclórica passa por problemas financeiros e que pode não conseguir se apresentar nas três noites do evento, que acontece nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho de 2023.
“O Governo do Amazonas considera inimaginável a não participação do Boi-Bumbá Garantido no 56º Festival Folclórico de Parintins, por supostos problemas financeiros da Associação Folclórica, conforme alegou a atual diretoria em carta encaminhada nesta segunda-feira (19/06) à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa”, diz trecho da nota.
No documento, o Governo do Estado declarou ainda que apoia, acredita e fortalece o festival em tudo que lhe cabe, tendo cumprido com todos os acordos firmados para a realização da festa em 2023. “Além do repasse de R$ 10 milhões para os bois, sendo R$ 5 milhões para cada um, também trabalhou na captação de recursos junto a patrocinadores da iniciativa privada”, pontuou.
Confira a nota completa:
Ofício
A situação do Garantido foi exposta após o presidente do Bumbá enviar um ofício ao secretário de esporte de cultura, Marcos Apolo Muniz, nesta segunda-feira, 19. No documento, Antônio Andrade relata que o boi vermelho enfrenta uma série de dificuldades que pode resultar na não apresentação nas três noites de festival.