Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia*
ITACOATIARA (AM) – Por 8 votos contra e 7 favoráveis, os vereadores da Câmara Municipal de Itacoatiara (CMI) rejeitaram, nesta segunda-feira, 29, a convocação da secretária de Saúde da cidade, Francieli Lima, para prestar esclarecimentos sobre a situação da rede de saúde das zonas urbana e rural itacoatiarense. A negativa veio mesmo após a secretária afirmar ao portal O Login da Notícia que “não teria problema nenhum” em comparecer na Casa legislativa.
O requerimento que deu origem à medida foi elaborado de forma conjunta por alguns parlamentares, após relatos de lotação em postos de atendimento e de falta de medicamentos. O texto entrou em pauta pela quinta vez nesta segunda-feira, após ser adiado em outras quatro oportunidades, por conta da falta de quórum na Câmara de Itacoatiara.
Entre os vereadores que foram a favor da convocação, estão Arnoud Lucas (PV), Fabio Miquiles (PV), Dib Barbosa (PR), Maria Francelizia (PT), Richardson Aranha (PDT), Richardson do Mutirão (PL) e Andreia Mara (PSD). Os que votaram contra foram de Renata Tenório (PCdoB), Wemersson Jackmnout, o Wemersson Barriga (PTB), Guttemberg Brito (Avante) Sóstenes Adiel (PSC), Daniel Mendonça (PSDB), Marcos Rodrigues (Pros) e Irailton Vieira (PL).
Os vereadores Jucinei Freire (MDB) e Cheila Moreira (PT) faltaram a sessão. Com o placar de 7×7, a votação acirrada precisou ser desempatada pelo presidente da Casa, o vereador Junior Galvão (PSC), que garantiu o voto de minerva e rejeitou a convocação da secretária. O parlamentar, por outro lado, se comprometeu em convidar Francieli Lima para uma reunião de trabalho na Câmara, com data ainda a ser definida.
“Eu voto não por esta convocação, mas ao mesmo tempo me comprometo com esta casa de fazer um convite da presidência, convidando não só a secretária, mas a secretária, a diretora e o diretor clínico do Hospital [Regional José Mendes] para uma reunião de trabalho com todos os vereadores desta Casa, na data que nós possamos firmar juntos”, esclareceu Junior Galvão.
A convocação
O requerimento para decidir pela convocação ou não da secretária foi apresentado pela primeira vez em 15 de maio deste ano, com a assinatura dos vereadores Richardson Aranha, Fabio Miquiles, Andreia Mara, Maria Francelizia, Richardson do Mutirão e Arnoud Lucas. Os parlamentares Daniel Mendonça, Wemersson Barriga e Jucinei Freire retiraram a assinatura.
Por conta da falta de quórum, ou seja, sem vereadores suficientes, a medida não pôde ser votada em quatro oportunidades na Câmara Municipal de Itacoatiara. Procurada pelo portal O Login da Notícia, por outro lado, a secretária declarou que “não tem problema nenhum” se fosse convocada e que participaria, “com certeza”, da solenidade, caso fosse aprovada.
“Com certeza, não tenho problema nenhum com isso”, disse a secretária, ao confirmar à reportagem que poderia participar da a audiência com os vereadores.
Confira quem votou contra a convocação da secretária:
Renata Tenório (PCdoB)
Wemersson Jackmnout – Barriga – (PTB)
Guttemberg Brito (Avante)
Sostenes Adiel (PSC)
Daniel Mendonça (PSDB)
Marcos Rodrigues (Pros)
Irailton Vieira (PL)
Junior Galvão (PSC) – presidente da sessão – voto de desempate
Confira quem votou a favor a convocação da secretária:
Dib Barbosa (PR)
Arnoud Lucas (PV)
Fabio Miquiles (PV)
Maria Francelizia (PT)
Richardson Aranha (PDT)
Richardson do Mutirão (PL)
Andreia Mara (PSD)
Ausentes
Jucinei Freire – Ney Nobre (MDB)
Cheila Moreira (PT)