Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia*
ITACOATIARA (AM) – O vereador Richardson Aranha (PDT) se irritou nesta segunda-feira, 29, após o colega de parlamento Ney Nobre (MDB) retirar assinatura do requerimento para convocar a secretária municipal de Saúde, Francieli Lima, para prestar esclarecimentos sobre a rede de saúde da cidade. A votação para decidir pela convocação está agendada para hoje, na Câmara legislativa do município.
“O requerimento de convocação da secretária não é meu. Os colegas que estão retirando o nome e usando o meu nome, estão usando de má-fé. […] se algum colega quiser retirar, que tenha a hombridade e diga que não quer mais”, desabafou.
Ao portal O Login da Notícia, Aranha esclareceu que é um dos autores do texto que pede a convocação de Francieli e que a medida foi elaborada de forma conjunta por alguns parlamentares da Câmara Municipal. O político enfatizou ainda que, mesmo sendo da base do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (PSC), acredita ser importante ouvir os esclarecimentos da secretária.
Entenda
Os vereadores da Câmara de Itacoatiara adiaram quatro vezes a votação de um requerimento para decidir pela convocação, ou não, da secretária de Saúde da cidade, Francieli Lima, para prestar esclarecimentos sobre a saúde no município. Em sessão realizada na última terça-feira, 23, por falta de quórum (ou seja, sem parlamentares suficientes), a votação não aconteceu.
Procurada pelo portal O Login da Notícia, a secretária já esclareceu que não teria problema em comparecer à Câmara e que iria com certeza.
O texto texto foi apresentado após relatos de negligências médicas e lotação de unidades hospitalares em Itacoatiara. O requerimento está agendado para ser votado nesta segunda-feira, 29. Segundo o vereador Arnoud Lucas (PV), um dos parlamentares a favor da convocação e que subscreveu o requerimento, a votação “não passa” de hoje, quando ela deve ser colocada em pauta novamente.
Arnoud Lucas adiantou o voto favorável à convocação e disse que a secretária de saúde tem o dever de prestar contas de sua gestão. “Já declaro meu voto favorável ao requerimento de convocação da secretária de Saúde, haja vista que ela está em um cargo de muita importância em nosso município e tem o dever de prestar contas da sua secretaria, da sua gestão e, acima de tudo, da saúde da cidade. As denúncias são muitas e todos os dias elas chegam do menor ao maior caso”, salientou Arnoud Lucas.