Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Em uma nova radada de negociações na tarde desta segunda-feira, 29, o Governo do Amazonas ofereceu 14% de reajuste salarial aos servidores da Educação do Estado, que estão em greve desde 17 de maio deste ano. Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), o governo ofereceu ainda o abono de faltas e mais o reembolso dos descontos em folha de professores que aderiram ao movimento, segundo a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).
Na reunião, estiveram presentes o secretário Geral de Governo, Sérgio Litaiff; o deputado estadual e presidente da Comissãonde Educação da Aleam, Cabo Maciel (PL); a presidente do Sinteam, professora Ana Cristina Rodrigues; e representantes da Associação dos Servidores Administrativos da Educação (Avamseg), Cléia Branches e Raynara Pinheiro.
Segundo a comissão, a data dos reembolsos ainda devem ser definida para respectiva restituição. Além das propostas, o Estado ofereceu também a formação de uma comissão para revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação e progressão vertical.
Com a proposta em mãos, o Sinteam e a Avamseg devem se reunir com seus membros em uma Assembleia Geral para deliberar com a categoria. “As representantes vão levar para os Servidores da Educação a sugestão do Governo e ficou pré-estabelecida uma segunda rodada de reunião para a quarta-feira (31), na Sede do Governo”, declarou o deputado Cabo Maciel.
“Seguiremos presentes na intermediação entre a categoria e o Governo do Estado, na pessoa do governador Wilson Lima, que abriu esse canal de diálogo com o Secretário Geral de Governo, Sérgio Litaiff. Os servidores da educação podem contar conosco”, finalizou Cabo Maciel.
O portal O Login da Notícia procurou o Sinteam, por meio da assessoria de comunicação, e solicitou o posicionamento da categoria sobre a nova contraproposta do governo. A reportagem aguarda o retorno.