Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Em entrevista à rádio Rios FM, nesta quinta-feira, 25, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), chamou a greve dos professores da rede estadual de uma “luta justa”, mas que o movimento não pode prejudicar estudantes. Por conta disso, o chefe do Executivo do Estado disse que vai divulgar, nesta sexta-feira, 26, uma “estratégia” para repor as aulas dos alunos.
“A gente não pode prejudicar os alunos por conta de uma luta que é justa dos professores; é justo sim que a gente aumente e encontre caminhos de fazer esse reajuste salarial, mas a gente não pode colocar os alunos e comprometer a educação dessas crianças”, destacou, à rádio.
Lima disse ainda que a mesa de negociações do governo está aberta, mas que precisa da sinalização do sindicato que representa a categori, ou seja, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam). “Amanhã a gente deve divulgar a nossa estratégia para que esses alunos não fiquem prejudicados e para que eles possam começar, a partir de segunda-feira [29] a ter suas aulas repostas”, declarou.
Greve
A greve dos professores da rede estadual de ensino do Amazonas foi instalada no dia 17 de maio deste ano após inúmeras tentativas de diálogo com o Governo do Estado, segundo o Sinteam. A categoria reivindica 25% de reajuste salarial, pagamento das data-bases de 2022 e 2023, cumprimento das progressões horizontais e verticais, entre outros direitos.
Como contraproposta, o governo do Estado ofereceu 8% de reajuste salarial para os professores e o encerramento da greve, no último dia 18, mas os profissionais do magistério recusaram o acordo em todas as 51 cidades onde há profissionais em greve.
Confira o trecho da entrevista em que o governador fala sobre a greve dos professores: