Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – A Polícia Civil (PC) de Itacoatiara, no interior do Amazonas, cumpriu um mandado de prisão nesta terça-feira, 23, contra um homem de 28 anos, identificado como Agostinho Alves Matos, o Gugu, por suspeita de tráfico de drogas no município. A operação, que teve apoio da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), ocorreu no bairro Mamoud Amed.
O mandado de prisão foi decretado pela 1. ª Vara da comarca de Itacoatiara. Agostinho foi encontrado em uma residência, após procura intensa de cerca de seis horas pela região. Segundo o investigador Rangel Brandão, da PC-AM, algumas pessoas chegaram a tentar despistar a polícia, mas a movimentação suspeita na casa chamou atenção das autoridades, que decidiram verificar o imóvel.
“Depois de, aproximadamente, seis horas fazendo buscas dentro de um aningal, onde pegamos canoa, inclusive, para seguir o rastro dele, recebemos informações sobre a localização dele. Por volta de 16h, a nossa equipe foi comunicada de que ele estaria em das residências. Em uma delas, um perito da Polícia Militar ficou desconfiado do entra e sai das pessoas, quando fomos ao local e constatamos que o suspeito estava abrigado na casa”, destacou Rangel Brandão.
Ao todo, quatro viaturas da Polícia Militar e três viaturas da Polícia Civil participaram da operação. Após exames de corpo de delitos no Hospital Regional José Mendes, na avenida Sete de Setembro, Agostinho Alves foi encaminhado para a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itacoatiara para os procedimentos cabíveis, e está à disposição da Justiça.
Crimes
De acordo com o investigador Rangel Brandão, Gugu é suspeito de participação em vários crimes em Itacoatiara.
“O Agostinho, conhecido como Gugu, é um dos líderes de uma das facções mais perigosas da nossa cidade e do Amazonas. Aqui [em Itacoatiara], ele é suspeito de cometer vários crimes na nossa cidade, como ataques no bairro da Paz, que trouxe bastante preocupação para nossa segurança e para aquele bairro, onde queimou casas e invadiu residências”, disse.
Além disso, ainda segundo Brandão, Agostinho também é suspeito de participar na morte de Renison Martins de Oliveira, de 18 anos de idade, cujo corpo foi encontrado enterrado em uma cova no bairro da Paz, em 3 de março deste ano. O adolescente havia desaparecido no dia 25 de fevereiro de 2023.
“As investigações deixam claro a participação do Gugu nesse crime que tanto chocou a nossa cidade. Não conseguimos trazê-lo para ouvir sobre essa situação, porém, o inquérito está em andamento e, com a prisão dele, as autoridades policiais vão ouví-lo sobre essa situação”, pontuou Rangel Brandão.