Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Moradores da comunidade do Novo Remanso, do município de Itacoatiara, no interior do Amazonas, realizaram um protesto contra a prefeitura da cidade nessa quinta-feira, 11, cobrando melhorias para a região. A manifestação aconteceu durante a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eudócia de Oliveira da Silva, que atende a localidade.
Com gritos de guerra, faixas e cartazes com dizeres como “prefeito, cadê a sub prefeitura de Novo Remanso? Promessa de campanha”; “lute pela ‘Vila Charmosa’. De charmosa não tem nada”; e “Chega de descaso, Novo Remanso pede socorro”, dezenas de pessoas compareceram à solenidade para expor suas insatisfações com o Executivo municipal que, até o momento, não emitiu nota sobre o caso.
Entre as principais reivindicações dos moradores, está a instalação de uma subprefeitura na comunidade, com o objetivo de facilitar a interlocução da população com o Executivo municipal, já que Itacoatiara fica a cerca de 2h de Novo Remanso. Além disso, a malha viária, a educação, a segurança e a saúde foram pontos requisitados pelos manifestantes ao prefeito Mário Abrahim (PSC).
O protesto, apesar de pacífico, ocasionou momentos de tensão entre as autoridades presentes. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ouvir um homem expondo sua revolta e gritando, em meio à multidão, que a “Vila de Novo Remanso”, como a comunidade é conhecida, “está sendo destruída”.
“A minha vila está sendo acabada, destruída. E o que vocês estão fazendo por ela?”, questiona um rapaz, em tom de desabafo. O caso aconteceu instantes depois do gestor chegar à solenidade para fazer a reinauguração da unidade de saúde. Na ocasião, Mário Abrahim e os demais presentes apenas escutam o morador falar, até que o homem é interrompido quando o Hino Nacional Brasileiro começa a tocar.
A UBS
Segundo a prefeitura, a UBS Eudócio de Oliveira da Silva foi reinaugurada com modernização na estrutura, com novas instalações elétricas, pintura, ampliação, acompanhamento de equipamentos modernos como ultrasson, raio-x, entre outros.
Em 2021, a então deputada estadual, professora Therezinha Ruiz (PSDB), anunciou a liberação de recursos de Emendas de sua autoria, no valor de R$ 1,3 milhão, para a reforma e aquisição de equipamentos para a unidade de saúde.