Primeiro quadrimestre de 2023 em Itacoatiara, no AM, registra menor índice de homicídios em dois anos

Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – Sob a condução do tenente-coronel Lima Júnior, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os números de homicídios registrados nos primeiros quatro meses do ano em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas, foram os menores desde 2020, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Em março deste ano, o município conseguiu chegar zerar a taxa de assassinatos.

Ao todo, de acordo com a SSP-AM, levantados pelo Portal O Login da Notícia, o município registrou 6 assassinatos de janeiro a abril de 2023, sendo 3 somente no último mês. Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, Itacoatiara não teve homicídios no período. Mas, nos anos seguintes, por outro lado, a cidade teve 17 homicídios no primeiro quadrimestre de 2021, e 9 no igual intervalo de tempo em 2022.

Taxa de homicídios em Itacoatiara. Comparativo dos meses de janeiro a abril dos anos de 2020 a 2023 (Arte: Portal O Login da Notícia)

O tenente-coronel Lima Júnior, que comanda o 2º BPM de Itacoatiara há seis meses, explica que a redução da criminalidade na cidade é resultado de um trabalho ostensivo realizado em conjunto com a Polícia Civil (PC) de Itacoatiara e órgãos de segurança pública, com o objetivo de levar maior segurança à população e evitar aumento na criminalidade.

“Isso é graças a colocar o homem certo no lugar certo. No mês de março, conseguimos chegar a zero homicídios. Infelizmente, sabemos que o crime vai existir, mas a Polícia Militar vai estar sempre servindo e protegendo a sociedade, trabalhando ostensivamente e preventivamente, para que realmente possa mitigar esses índices de violência”, afirmou o comandante, em entrevista ao Portal O Login da Notícia.

Redução é resultado de um trabalho ostensivo dos policiais, explica o tenente-coronel Lima Júnior (Bruno Pacheco/O Login da Notícia)

Dados

Em todo ano passado, ainda de acordo com a SSP-AM, Itacoatiara registrou o total de 27 homicídios. Os meses com a maior taxa de assassinatos foram outubro e novembro, com 5 execuções cada. À reportagem, Lima Júnior destacou que os policiais militares de Itacoatiara também trabalham com as estatísticas e lembrou que, por conta dos números do final de 2022, tem buscado maior atuação nas regiões onde os crimes ocorreram, como o bairro da Paz.

“Sabemos que o bairro da Paz, no final do ano passado, teve um grande índice de ocorrências, homicídios. Mas, graças ao efetivo trabalhando ostensivamente, aparecendo mais e estando presente nesse bairro, conseguimos reduzir o índice de criminalidade. Não podemos esquecer os outros bairros, como a Piçarreira, Mamoud Amed e Eduardo Braga. Onde houver necessidade, a Polícia Militar vai atuar sem discriminação”, salientou.

Crimes recentes

Apesar da queda no número de homicídios, Itacoatiara vem registrando casos hediondos. Os mais recentes foram registrados no último sábado, 6, onde um homem foi assassinato com mais de 30 disparos de arma de fogo; e nessa quarta-feira, 10, onde a vítima foi morta com 27 perfurações pelo corpo ao chegar para trabalhar com a pintura de um estabelecimento comercial na cidade.

Veja também: Homem é morto com mais de 30 tiros na noite deste sábado, em Itacoatiara (AM)

Em ambas as execuções, os suspeitos fugiram dos locais dos crimes e ainda não foram identificados. Apesar das vítimas serem moradores do bairro da Paz, ainda não é possível se os assassinatos têm ligações. Os casos, contudo, estão sendo investigados pela Polícia Civil de Itacoatiara.

Confira também: Pintor é assassinado com 27 facadas ao chegar para trabalhar, em Itacoatiara, no AM

Trânsito

Ainda segundo Lima Júnior, Itacoatiara vem apresentando redução mortes em acidente de trânsito. De janeiro a março deste ano, em comparação com os três meses anteriores (outubro, novembro, dezembro de 2022), o índice caiu 57%.

De acordo com a SSP-AM, foram 7 mortes causadas por acidente de trânsito em Itacoatiara no último trimestre de 2022, sendo 2 em outubro, 2 em novembro e 3 em dezembro. Nos primeiros três meses deste ano, foram registrados 1 caso em janeiro, 2 em fevereiro e 0 em março.

Com a reativação da barreira, em março deste ano, a expectativa é que o número de mortes no trânsito seja ainda mais reduzido. “Houve uma redução de mortes no trânsito e isso também é segurança pública. Isso diminui a quantidade de pais e mães chorando, evita o deslocamento de ambulâncias que poderiam prestar outro tipo de socorro, em vez se vir para um acidente de trânsito”, frisou o tenente-coronel Lima Júnior.

Posto Policial Rodoviário da Polícia Militar de Itacoatiara (Bruno Pacheco/O Login da Notícia)

“Além da segurança pública, isso é prestar serviço social e para a saúde no município de Itacoatiara. Nós podemos perceber, também, que o índice de criminalidade reduziu, pois haviam pessoas, com motocicletas sem placas, que efetuavam roubos. Com a fiscalização, o número de ocorrência de furtos e roubos têm diminuído”, pontuou.

Segurança

O tenente-coronel Lima Júnior reforçou ao Portal O Login da Notícia que a população pode contar com a parceria da Polícia Militar de Itacoatiara, que está pronta para servir e proteger. Os moradores que precisam acionar o 2º BPM para pedir apoio ou informar uma ocorrência podem entrar em contato pelo número de emergência da corporação, o (92) 99263-6764.

“A Polícia Militar está para servir e proteger a sociedade. A PM também vem da sociedade. Temos pais e filhos que estão aqui. Confie na polícia que ela está aqui para ajudar, estender o braço e mão para você”, concluiu o comandante do 2º BPM de Itacoatiara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!