No AM, escola onde vereador de Itacoatiara foi ‘barrado’ está sem reforma desde 2016; ‘Um total abandono’

Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – A Escola Municipal Osmarina Melo de Oliveira, no Conjunto Poranga, onde o vereador Arnoud Lucas (PV) foi “barrado” e impedido de entrar, nessa segunda-feira, 8, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), está sem receber reforma desde 2016, ano em que foi inaugurada. A denúncia é do próprio parlamentar, que retornou, na tarde desta terça-feira, 9, à unidade escolar para fiscalizar as condições da rede de ensino.

“A escola está com a pintura totalmente ultrapassada, já tem mofo. Os banheiros não estão dignos para nossas crianças. Está um total abandono […] Justo como sou, tenho que falar que essa escola foi inaugurada em 2016 e desde 2016, não recebeu nenhuma reforma. Portanto, já vem sendo penalizada, esquecida desde as gestões passadas”, relatou o vereador Arnoud Lucas, durante discurso em sessão na Câmara Municipal de Itacoatiara (CMI).

Vereador Arnoud Lucas, durante discurso na CMI nesta terça-feira (Reprodução)

Segundo Lucas, apesar do ocorrido na noite de ontem, ele foi bem recebido pela direção da escola e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) ao voltar à unidade escolar na tarde desta terça-feira, 9. “Hoje, as 16h, fui à escola e fui recebido pela própria secretária de Educação e pela gestora da escola. Fiscalizei e fui muito bem recebido dessa vez. Diferentemente de ontem desse episódio, no mínimo, ilegal, pude constatar uma escola, infelizmente, que está deixando muito a desejar”, ponderou.

Ainda em discurso na tribuna da CMI, Arnoud Lucas destacou como se sentiu ao ser barrado na rede de ensino. Para o vereador, a situação foi “vexatória”. “Eu me senti como uma pessoa sem dignidade sendo barrado de entrar num ambiente público, onde, por direito, eu tenho a prerrogativa de entrar em qualquer local público […] “Muito se perguntou, por que eu não chamei a polícia? Porque não é meu perfil fazer barraco. Sabia que estava no meu direito, mas me retirei e gravei todas as provas possíveis”.

Ao final do relato, Arnoud anunciou que a secretária de Educação, Vanessa Miglioranza, afirmou que irá abrir uma sindicância para apurar a situação e responsabilizar os envolvidos. O vereador salientou ainda que, durante a fiscalização, pediu celeridade à Semed para que seja feita a reforma da unidade escolar.

“Esse episódio não pode se repetir. Os 17 vereadores têm como prerrogativa adentrar em todo o espaço público e ter as portas abertas, ainda mais quando a gente vai visitar, de forma cordial, outras pessoas que já estavam visitando o espaço público. Eu não poderia ser barrado sob o subterfúgio e a justificativa nada plausível de ser vereador. Fui barrado por esse motivo, que não é um motivo legal”, reforçou.

História

A Escola Municipal Osmarina Melo de Oliveira, localizada na rua Juqui, no bairro no Conjunto Poranga, atende estudantes da rede fundamental de ensino. A unidade escolar, cujo nome faz homenagem à mãe do governador cassado José Melo de Oliveira, foi inaugurada em 20 de fevereiro de 2016, na gestão do então prefeito Mamoud Amed.

O ex-prefeito de Itacoatiara, Mamoud Amed Filho (centro) ao lado governador cassado José Melo e do ex-secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, durante inauguração da escola (Arquivo: Roberval Vieira. /”O Jornal” de Itacoatiara)

Abandono

Apesar da inauguração da escola mesmo com a presença do então mais poderoso líder político do Estado, o governador do Amazonas, a unidade escolar foi abandonada pelo poder público, segundo o vereador Arnoud Lucas. Com exclusividade, o portal O Login da Notícia teve acesso as imagens registradas pela equipe do parlamentar, que mostram a condição da rede de ensino.

Em uma das imagens, a equipe do vereador fez registro no muro lateral da escola municipal, que está com a pintura em estado precário, além da presença de mofo. No entorno da unidade de ensino fundamental, também é possível perceber ainda uma certa quantidade de matagal.

Em outra imagem, cedida à reportagem, a equipe do parlamentar faz registros dentro da escola Osmarina. Na foto, não é possível perceber a presença de mofo, mas é uma pintura “ultrapassada”, conforme relatado pelo vereador Arnoud Lucas.

Imagens da escola Osmarina Melo de Oliveira (Assessoria Arnoud Lucas)

Entenda

O vereador e advogado Arnoud Lucas relatou na noite dessa segunda-feira, 8, que foi impedido de entrar na Escola Municipal Osmarina Melo de Oliveira. Segundo o parlamentar, ele iria assistir o ensaio de uma quadrilha de dança, mas a direção da unidade de ensino não permitiu sua entrada por ele “ser da oposição” à prefeitura do município.

“Eu vim na escola Osmarina acompanhar os meninos que estão precisando de apoio para uma quadrilha. Apenas visitar os meninos, ver o ensaio deles e fui impedido de entrar na escola municipal, sendo vereador, sob a hipótese de eu ser vereador da oposição eu não poderia entrar”, relatou o vereador, que compartilhou um vídeo sobre o caso.

No vídeo, que pode ser conferido em baixo do texto, Arnoud Lucas compartilha o momento em que o segurança da escola, que pede para não ser filmado, faz uma ligação para a direção. No registro, é possível ouvir o servidor falando com a gestão e descrevendo que o vereador iria tirar uma foto com “o pessoal da quadrilha”, que estava uma dança na escola.

Saiba mais: Vereador é impedido de entrar em escola ‘por ser da oposição’, em Itacoatiara; ‘Não vim fiscalizar, mas agora vou’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!