Da Redação – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – As Forças Armadas desativaram duas dragas usadas no garimpo ilegal e apreenderam uma embarcação que transportava dinheiro em espécie, ouro, drogas e munições, no interior do Amazonas. As ações ocorreram durante a Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara, que acontece na tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru).
A primeira draga, desativada no domingo, 7, pelo 2º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, estava em um trecho do rio Içá, cujas águas banham o município de Santo Antônio do Içá (a 879 quilômetros de Manaus).
A segunda draga oriunda do garimpo ilegal encontrada pelas Forças Armadas, segundo o Comando Militar da Amazônia, estava a cerca de 70 quilômetros da primeira, também em um eixo do rio Içá. Ela foi desativada por meio do processo mecânico de corte da mangueira que leva combustível para o motor.
Já a embarcação, em que foram encontrados dinheiro em espécie, munição e quantidades ilegais de substância ilícita e ouro, o CBA não forneceu detalhes sobre a localização.
Ágata
A Operação Ágata acontece na tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru) e visa combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira.
O trabalho é coordenado pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.
(*) Com informações do CBA