Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Itacoatiara, no interior do Amazonas, recebeu novos equipamentos hospitalares na manhã deste sábado, 6, durante a solenidade de posse da enfermeira Nívia da Silva no cargo de diretora do local. Os materiais foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar de R$ 480 mil do deputado estadual Cabo Maciel (PL).
“A gente fica feliz porque são equipamentos importantes e que vão atender diretamente a população de Itacoatiara”, destacou Maciel, em entrevista ao Portal O Login da Notícia. O parlamentar também falou da nova gestão da UPA.
“Temos um município grande e precisava desta nomeação e esta é uma direção nova que eu desejo sorte, mas acima de tudo, serenidade, tranquilidade e que, juntos com o servidores da UPA, possa fazer um trabalho diferenciado no atendimento da população”, frisou.
A solenidade aconteceu com a presença do Secretário Adjunto Executivo de Assistência do Interior, Aurimar Simões; o vereador Richardson do Mutirão; o tenente-coronel Lima Júnior, comandante do 2º Batalhã de Polícia Militar (BPM) de Itacoatiara; e o delegado João Manoel.
Ao todo, são 43 materiais entregues: 1 desfibrilador; 3 aspiradores cirúrgicos; 1 carro de emergência; 1 eletrocardiógrafo; 2 jogos de laringoscópio (adulto); 2 jogos de laringoscópio (infantil); 2 focos cirúrgicos; 1 monitor multiparamétrico; 5 camas hospitalares; 10 escadas (hospitalar); 5 mesas auxiliares; e 10 poltronas.
“Itacoatiara é uma cidade-polo dos municípios que compõem a nossa regional e isso vai fortalecer muito. O deputado Cabo Maciel teve uma visão importante para que possamos melhorar, juntamente com o Governo do Estado”, salientou o secretário Aurimar Simões.
Nova gestão
Com cerca de 26 anos de carreira, a enfermeira Nívia da Silva é a nova diretora da UPA 24h de Itacoatiara, onde atuava desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020. A profissional assume a gestão, após o médico Robson Müller deixar o comando da unidade para prestar serviços em outro município do interior do Amazonas.
“Nós, como enfermeiros, sabemos a dificuldade que tem em prestar um atendimento e não ter nenhum tipo de material adequado e, hoje, a UPA tem essa sala com material adequado. Eu, como profissional, me sinto realizada neste momento, principalmente, assumindo a direção da unidade. Para mim, vai ser um grande desafio, mas estamos aqui para somar”, concluiu a enfermeira Nívia da Silva.