Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Após reviravoltas, protestos e confusão, a Justiça federal do Amazonas determinou, no final da noite desse sábado, 29, que o Ibama devolva a capivara Filó ao influenciador digital e fazendeiro Agenor Tupinambá, de Autazes, no interior do Estado. O animal havia sido tomado do jovem e entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus. A decisão é liminar (provisória).
O animal deve retornar ao fazendeiro ainda neste domingo, 30. O juiz federal plantonista Márcio Cavalcante, da 9ª Vara Cívil da SJAM, considerou o laudo de médicos veterinários e de um biólogo que visitaram o Cetas do Ibama revelando as condições inadequadas onde o animal estava. Segundo o documento, os especialistas observaram um terreno inapropriado, com forte odor no ambiente e larva de insetos em um recipiente com água.
“Fica autorizado o transporte de Filó, pelo requerente, para que retorne ao seu habitat natural, desde que se comprove que esse transporte se fará com meios seguros e adequados, o que deverá ser atestado por médico veterinário e/ou biólogo”, diz trecho da decisão do magistrado.
Segundo o juiz, a devolução do animal ainda pode ser revertida caso seja concluído que as condições do Cetas sejam melhores do ambiente em que Filó vivia com seu dono. Cavalcante entende, no momento, que a saúde da capivara está ameaçada se ela permanecer no Cetas.
O caso
O ‘Caso Filó’ vem se prologando há cerca de 11 dias, quando o Ibama denunciou Agenor Tupinambá por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, além de multar o rapaz em R$ 17 mil. Sem conseguir reverter a situação, o influencer devolveu o animal ao Ibama na última quinta-feira, 27, após decolar de Autazes até Manaus com a capivara.
No acordo que resultou na ‘entrega’ da capivara, estava o direito do rapaz visitar o animal. Após voltar ao Cetas, na sexta-feira, 28, Agenor foi surpreendido ao ser impedido de ver Filó. O caso fez o fazendeiro passar mal e ele precisou ser atendido por uma ambulância.
Nas redes sociais, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) revoltou internautas ao mostrar o ambiente em que a capivara foi alocada. A parlamentar chega a questionar servidores o motivo do local estar sujo. “Olha só, é aqui que a Filó fica, tudo sujo. Por que está tudo sujo”, pergunta.
Confira a decisão na íntegra: