Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Sem conseguirem retorno do poder público quanto ao recapeamento da estrada do Ramal da Sudam, a 37 quilômetros de Itacoatiara, no interior do Amazonas, os próprios moradores e produtores rurais da região “asfaltaram” trechos da via utilizando cascalho e pedaços de tijolo. A medida foi a última alternativa encontrada pela população, que se encontra prejudicada.
Segundo imagens enviadas à reportagem do portal O Login da Notícia, a situação da estrada que liga Itacoatiara ao ramal está em péssimas condições. Sem asfalto e por ser coberta apenas com barro, a via fica em situação ainda mais complicada com o período de chuva na região amazônica, causando acidentes e atolamentos de veículos.
Além disso, a alta quantidade de lama na estrada acaba prejudicando crianças e adolescentes a se locomoverem de suas residências às escolas. Quando chove, pais e responsáveis relatam que fica quase impossível dos estudantes irem para as aulas. Em um vídeo, é possível verificar como fica o ramal, após um dia chuvoso. Mesmo com o sol, o barro não consegue absolver a água e gera o acúmulo de líquido.
Cansados de esperar pelo asfalto, cerca de 20 homens foram às ruas do ramal trabalhar. Os moradores juntaram os entulhos na própria comunidade e no entorno da região. Na última terça-feira, 25, com a ajuda de tratores, os sedimentos foram despejados nos trechos mais afetados.
Veja também: No AM, contratos para shows custaram R$ 710 mil à Itacoatiara, mostra Diário Oficial dos Municípios
“A situação estava insustentável. Essa não é a primeira vez que o ramal se encontra nesse estado. Há muitos anos que tem esse abandono e nós, moradores, estamos cansados de esperar. Temos pessoas que vivem aqui e precisam dessa estrada”, relatou um homem, que preferiu não se identificar, com medo de represálias.
Prefeitura
A reportagem do portal O Login da Notícia entrou em contato com a prefeitura de Itacoatiara, solicitando uma nota sobre o caso e questionando quando será feito um trabalho de recapeamento na estrada do Ramal da Sudam. Até a publicação desta matéria, sem retorno.
Confira a situação da estrada: