Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O fazendeiro e influencer digital Agenor Tupinambá, de 23 anos, que fez sucesso na internet ao mostrar a rotina de cuidado com a capivara “Filó”, entregou o animal silvestre ao Ibama, em Manaus, nessa quinta-feira, 28, após nove dias de luta para tentar ficar com o mamífero roedor. O rapaz foi denunciado pelo órgão por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.
![](https://ologindanoticia.com/wp-content/uploads/2023/04/Imagem-do-WhatsApp-de-2023-04-28-as-11.48.33-1024x576.jpg)
Nessa quinta-feira, com o apoio logístico e jurídico da deputada estadual Joana Darc, Agenor decolou de Autazes, a 113 quilômetros da capital amazonense, até o aeroclube de Manaus. Agentes do Ibama, que já aguardavam o influencer e o animal no local, conduziram Filó até um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para que o processo de reintegração da capivara à natureza seja iniciado.
“Hoje, eu manifesto a minha maior prova de amor pela Filó. É importante registrar que eu nunca fui contra e jamais impediria que a minha amada Filomena um dia se integrasse com um bando de capivaras para seguir sua vida. Foi justamente para isso que eu a salvei, cuidei e guardei um sentimento enorme no meu peito por ela“, declarou o influencer, em nota nas redes sociais.
Apesar de entregar o animal, Agenor Tupinambá ainda terá que pagar multas em mais de R$ 17 mil ao Ibama, recurso que o fazendeiro deve buscar por meio de uma “vaquinha” online, que deve ser anunciada por ele nos próximos dias.
Mesmo recebendo o apoio de seguidores, personalidades e políticos, como o da deputada Joana Darc, o tiktoker amazonense, que mora em uma fazenda em Autazes, no interior do Estado, não conseguiu reverter a situação e eliminar a multa.