Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O ex-deputado federal Bosco Saraiva foi nomeado, nesta terça-feira, 25, para o cargo de superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que estava sem chefia oficial há quase quatro meses. A Portaria Nº 2.333 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A Suframa é a responsável por administrar a Zona Franca de Manaus (ZFM) e controlar os incentivos fiscais que chegam às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Desde o final de dezembro de 2022, quando o general Algacir Antônio Polsin foi exonerado, a autarquia estava sem representante oficial.
O economista Marcelo Pereira, no entanto, foi nomeado superintendente interino da Suframa em fevereiro deste ano e deve permanecer no cargo até a posse oficial de Bosco Saraiva. Após a saída do general Algacir, o economista Marcelo Pereira foi nomeado superintendente interino da Suframa e deve seguir na função até o ex-deputado federal ser empossado oficialmente.
Trajetória
Bosco Saraiva foi vereador, deputado estadual e presidente da Câmara Municipal de Manaus, em 2013. Em 2017, foi vice-governador de Amazonino Mendes, em um mandato-tampão. Em 2018, Bosco deixou o cargo para se candidatar a deputado federal, quando foi eleito.
Em 2022, o então deputado tentou se eleger para um cargo de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), mas não conseguiu, quando o nome dele começou a surgir na mídia como forte candidato ao comando da Suframa.
Na época, por outro lado, Bosco Saraiva se esquivava do assunto e falava para a imprensa que, sem o mandato político, buscaria cumprir um ano sabático e focar no lançamento de um livro escrito por ele. O convite para ser o superintendente da Suframa foi aceito pelo ex-parlamentar após o nome dele ser indicado pela bancada amazonense no Congresso Nacional.