Sucuris acasalando ou lutando por uma fêmea? Biólogo esclarece vídeo de cobras em Itacoatiara (AM)

Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – Na noite dessa quinta-feira, 20, três cobras foram filmadas por moradores nas margens da estrada AM-010, nas proximidades do Conjunto Poranga, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). A cena foi gravada por uma moradora e enviada ao portal O Login da Notícia. No vídeo, é possível ver dois dos animais “entrelaçados”, enquanto o terceiro tenta rastejar para longe.

O fato curioso chamou a atenção dos moradores, que ficaram intrigados com os animais. As cobras estão acasalando ou lutando por uma fêmea? Ou são da mesma família? Pensando nisso, a reportagem procurou o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), biólogo e mestre em Ecologia, Gabriel Salles Masseli, para explicar o caso.

O biólogo Gabriel Salles Masseli é especialista em herpetologia (Arquivo Pessoal)

Segundo o pesquisador, as cobras são da espécie Eunectes murinus (chamadas de Sucuri-verde). Gabriel Salles afirma que, aparentemente, a Sucuri maior é uma fêmea e as outras duas que estão entrelaçadas são machos.

“Você vê que os menores estão entrelaçados entre eles, o que sugere ser um combate. Os machos de serpentes se entrelaçam assim, como combate, por disputa de fêmea. E aquela maior me parece ser uma fêmea, pelo tamanho em relação aos dois, o que aparenta ser uma disputa por fêmea”, afirmou o pesquisador ao portal O Login da Notícia.

A cobra

A cobra Eunectes murinus é conhecida como sucuri, anaconda-verde ou simplesmente anaconda. É uma das maiores serpentes do mundo e possui características distintas, como os tamanhos impressionantes.

As sucuris adultas podem medir de 4 a 8 metros de comprimento, mas foram registrados casos excepcionais com comprimentos acima de 10 metros. As fêmeas são geralmente maiores do que os machos.

Outra característica é a cor e padrão: A coloração do corpo é predominantemente verde-oliva, o que ajuda a camuflar-se em seu habitat aquático e na vegetação das florestas tropicais em que vive. Elas podem apresentar manchas ou marcas escuras ao longo do corpo.

A sucuri é geralmente considerada uma cobra tranquila e evita o contato humano, a menos que se sinta ameaçada. Mas, para evitar ataques, é sempre bom saber dicas de segurança, como ficar atento ao ambiente, usar calçados adequados ao entrar em área de mata e de risco, ficar atento aos sons, não se aproximar das cobras e, o principal, respeitar o espaço dos animais.

Lembre-se de que, na presença de uma cobra, é importante manter a calma e se afastar lentamente. A maioria das cobras prefere evitar conflitos e só atacará como último recurso para se defender. Se, por acaso, você for mordido por uma cobra, procure ajuda médica imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!