No Amazonas, todos os 62 municípios já declararam situação de emergência por conta da seca severa que atinge o Estado (crédito: As Ribeirinhas da Amazônia)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Imagens aéreas compartilhadas nesta quarta-feira, 11, mostraram a situação a situação de Tefé (a 521 quilômetros de Manaus), em meio à seca que atinge o interior do Amazonas. O perfil das criadoras de conteúdo ‘As Ribeirinhas da Amazônia’ divulgaram um vídeo feito por um drone no município.
Veja também: Boletim da estiagem: Veja situação da seca severa que já atinge 62 municípios do Amazonas
Segundo o registro da captura, com a estiagem severa na região, já é possível observar o surgimento das caixas de areia se formando no Rio Tefé. Em meio à fumaça, as imagens mostram ainda as embarcações, que são os principais meios de transporte da população local, impossibilitadas de avançar com a vazante extrema.
“Fica muito complicado nessa época. Tudo fica mais caro, tudo fica mais longe, devido à consequência da seca mesmo. Ali tudo é praia que está saindo, mas ainda vai secar mais”, lamenta a jovem que fez a gravação e compartilhou nas redes sociais da página.
Estiagem
O governador Wilson Lima declarou situação de emergência para os 62 municípios amazonenses por conta dos efeitos da estiagem. No dia 5 de julho, ele já havia assinado o decreto de situação de emergência para 20 cidades e ampliou para mais 42, no dia 28 de agosto.
Para atender as famílias afetadas, o governo também já instalou 31 purificadores de água, sendo 10 deles direcionados para a calha do Alto Solimões, além de enviar 100 caixas d’água para melhorar o acesso à água potável.
Queimadas
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) também já realizou 382 embargos, totalizando 18.998,9382 hectares de áreas embargadas. Foram aplicadas multas no valor de R$ 135,6 milhões, 352 autos de infração e 50 termos de apreensão lavrados, além de 175 detenções realizadas.
De junho até o dia 9 de setembro, mais de 12,8 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Sendo, 1.292 incêndios na capital e 11,5 mil no interior do estado.
Veja vídeo: