A estrutura ficará atracada nas proximodades da Amaggi, no Rio Amazonas (Fotos: Liam Cavalcante)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
O píer flutuante da empresa Super Terminais chegou, na manhã deste domingo, 1º, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). A estrutura ficará atracada nas proximodades da Amaggi, no Rio Amazonas, e será utilizada em operação para garantir o trânsito de cargas da indústria amazonense durante o período de seca extrema.
Leia também: Grupo Chibatão inicia deslocamento de píer flutuante para Itacoatiara para diminuir impactos da seca no AM
O módulo com cerca de 60 toneladas carrega os três primeiros guindastes elétricos do mundo, segundo a Super Terminais. Denominada “Operação Itacoatiara”, a iniciativa é um investimento de R$ 45 milhões por parte da empresa, afim de garantir o abastecimento e escoamento da Zona Franca de Manaus.
A desmontagem da estrutura começou no último sábado (24) pela parte submersa do píer realizada por mergulhadores profissionais, entre outros. O píer, contudo, saiu da capital Manaus somente nesse sábado, 31, e seguiu viagem com duração de quase 24 horas até Itacoatiara.
Assim como a Super Terminais, o Grupo Chibatão também recebeu autorização para operar no Rio Amazonas, em Itacoatiara. A empresa enviou um píer para atuar nas imediações do município, onde deve permanecer até dezembro deste ano.