Bispo Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira recebeu homenagens de fiéis na Praça da Matriz antes de seguir viagem em direção ao Pará (Arquivo/O Login)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Em despedida emocionante e calorosa da Prelazia de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), o bispo Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, o Bispo da Amazônia, recebeu homenagens de fiéis na Praça da Matriz, nesta terça-feira, 23, antes de seguir viagem em direção ao Pará, onde tomará posse como o novo bispo da Ilha do Marajó.
A partida do líder religioso havia sido adiada, em janeiro de 2024, após decisão interna da igreja católica. A decisão sobre a transferência de Dom Ionilton partiu do próprio Papa Francisco, em novembro do ano passado, após a Prelazia da Ilha do Marajó ficar vacante desde a saída de Dom Evaristo Pascoal para a diocese de Roraima.
Desde a semana passada, Dom Ionilton vinha sendo homenageado com celebrações de missas por conta da chegada da sua viagem. O bispo vai tomar posse como bispo de Soure, um município na Ilha do Marajó e distante a cerca de 98 quilômetros da capital paraense Belém.
Biografia
Ionilton Lisboa de Oliveira foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 19 de abril de 2017 como bispo da prelazia de Itacoatiara, no Amazonas. Em abril de 2018, foi eleito vice-presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), sendo reeleito em abril de 2021, para a gestão da diretoria nacional da CPT, como vice-presidente, para o triênio de 2021 a 2024.
Após o falecimento do presidente recém-reeleito da CPT, dom André de Witte, ocorrido em 25 de abril de 2021, dom José Ionilton assumiu interinamente a presidência da CPT. Atualmente, ele também integra a equipe da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam Brasil) como secretário.