Liga de Bumbás e Grupos Folclóricos relata em falta de incentivo para realização do evento (Arquivo Pessoal)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – A Liga Itacoatiarense de Bumbás e Grupos Folclóricos emitiu, nesta quarta-feira, 10, uma nota de repúdio e indignação contra a falta de apoio financeiro e a apropriação da data e local do 45º Festival Folclórico de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). O evento seria realizado entre 14 e 16 de junho, no Centro de Eventos Juracema Holanda, mas pela falta de incentivo da prefeitura local e do o governo, o festival foi adiado para os dias 26, 27 e 28 de julho.
“Expressamos com grande indignação e repúdio a falta de apoio financeiro e a apropriação de data e local da realização do 45° Festival Folclórico de Itacoatiara, por parte do Subsecretário de Cultura. Essa ação demonstra falta de respeito com os Grupos Folclóricos e com a LIGA realizadores do evento e com todos que lutam pela autonomia no fazer artístico e cultural de Itacoatiara, além de ser um claro desrespeito à liberdade de expressão e à diversidade cultural, valores essenciais em uma sociedade democrática e plural”, diz trecho da nota.
A entidade cita o subsecretário de Cultura de Itacoatiara Fábio Ângelo, acusando o servidor de agir de forma truculenta e autoritária, e lamenta a falta de intermediação com o segmento artístico e cultural com a prefeitura de Itacoatiara.
“É lamentável que um membro da Secretária de Cultura, servidor público e, como tal, sujeito aos deveres da Lei n° 8112/90, que deveria ser exemplo de ética, responsabilidade social, ouvinte das demandas dos folcloristas e artistas, intermediador com o Gestor do Município, tenha agido de forma tão truculenta e autoritária”, lamenta a associação.
Os grupos Folclóricos pontuam ainda que aguardam uma audiência com o prefeito Mário Abrahim (Republicanos) desde do dia 22 de março 2024, mas, até o momento, não obtiveram retorno.
“Esperamos que medidas sejam tomadas para garantir que episódios como esse não voltem a ocorrer e que OS Grupos Folclóricos da Liga possam se sentir seguros e respeitados, em seu direito à livre expressão cultural com a realização do 45° Festival Folclórico”, salienta outro trecho da nota.
Entenda
O 45º Festival Folclórico de Itacoatiara é um evento anual realizado pela Liga Itacoatiarense de Bumbas e Grupos Folclóricos e é considerado um dos mais importantes eventos da cidade. Além de movimentar a economia local, o festival incentiva jovens e crianças a valorizar a cultura no município.
Realizado no Centro de Eventos Juracema Holanda, principal cenário público para promoção de grandes eventos do município, o evento aconteceria entre os dias 14, 15 e 16 de junho de 2024. Mas, segundo a Liga de Bumbas e Grupos Folclóricos, o festival teve que ser adiado para o final deste mês, 26, 27 e 28 de julho, após não conseguir apoio financeiro da prefeitura e do governo do Estado.
De acordo o diretor artístico da Junina Bac, um dos grupos que participam da liga, Luciano Torres, a falta de apoio ocorre por conta da criação do Festival Folclórico Itacoatiarense, da Prefeitura de Municipal, que seria realizado na mesma data e local do já tradicional Festival Folclórico de Itacoatiara, que vai para a 45ª edição.
Confira a nota de repúdio: