Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O vereador e advogado Arnoud Lucas (PV) relatou na noite dessa segunda-feira, 8, que foi impedido de entrar na Escola Municipal Osmarina Melo de Oliveira, no Conjunto Poranga, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Segundo o parlamentar, ele iria assistir o ensaio de uma quadrilha de dança, mas a direção da unidade de ensino não permitiu sua entrada por ele “ser da oposição” à prefeitura do município.
“Eu vim na escola Osmarina acompanhar os meninos que estão precisando de apoio para uma quadrilha. Apenas visitar os meninos, ver o ensaio deles e fui impedido de entrar na escola municipal, sendo vereador, sob a hipótese de eu ser vereador da oposição eu não poderia entrar”, relatou o vereador, que compartilhou um vídeo sobre o caso.
No vídeo, que pode ser conferido em baixo do texto, Arnoud Lucas compartilha o momento em que o segurança da escola, que pede para não ser filmado, faz uma ligação para a direção. No registro, é possível ouvir o servidor falando com a gestão e descrevendo que o vereador iria tirar uma foto com “o pessoal da quadrilha”, que estava uma dança na escola.
Ao final do primeiro telefonema, o funcionário relata ao vereador: “ela [diretora da escola] disse que vai ligar não sei para quem, que é para… entendeu? Para ver se tu pode entrar na escola”, diz o homem.
Ainda na publicação, Arnoud Lucas reafirma que não foi á unidade fiscalizar: “não vim ver defeito nenhum, até porque defeito tem muito. Inclusive, essas lâmpadas apagadas. Está uma escuridão. Um abandono aqui na escola Osmarina. Vim aqui fazer uma outra situação, ajudar os meninos na quadrilha deles e fui impedido pelo funcionário que me verificou, alegou que eu sou vereador de oposição e não poderia entrar, ligou para a gestora e ela não autorizou minha entrada”.
“Não vim fiscalizar a escola, pois agora vou fiscalizar. Amanhã estou retornando à escola, espero que a gestora esteja aqui e vou fiscalizar cada centímetro dessa escola. Isso é um absurdo. Acredito que a Secretária de Educação não concorda com esse tipo de atitude. Vou estar oficiando e estarei indo pessoalmente à Semed (Secretaria Municipal de Educação) para dizer como é o compartamento dos funcionários aqui dessa escola”, anunciou Arnoud Lucas, nessa segunda-feira, 8, em Itacoatiara.
Independente
Arnoud Lucas, apesar de ser associado como um vereador da oposição, se considera um parlamentar independente. Ou seja, não está filiado a nenhum grupo político da base da prefeitura, nem da Câmara Municipal de Itacoatiara (CMI). Por diversas vezes, o próprio vereador aparece relembrando seu posicionamento político na cidade.
Outro lado
O Portal O Login da Notícia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), solicitando um posicionamento sobre o caso e questionando o motivo da direção da escola municipal Osmarina não permitir a entrada do vereador Arnoud Lucas na unidade de ensino.
Até a publicação desta matéria, a reportagem ainda não obteve retorno. O vereador Arnoud Lucas, por outro lado, comunicou o Portal O Login da Notícia que a secretária da Semed, professora Wanessa Miglioranza, não concordou com a situação e o posicionamento da escola.
Assista ao vídeo na íntegra: