Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Nove escolas da área indígena da rede municipal de ensino da região do Rio Urubu, no interior do Amazonas, receberam instalações de internet do sistema Starlink, empresa de conexão via satélite do Grupo SpaceX, pertencente ao bilionário Elon Musk. Segundo a Prefeitura de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), as unidades de ensino foram beneficiadas com a tecnologia na semana passada.
As escolas pertencentes ao município estão localizadas em zonas mais distantes da cidade. Com a instalação do sistema de internet, a expectativa da prefeitura é o melhor acesso à educação, facilitando o ensino de crianças e adolescentes que moram na região.
Entre as unidades de ensino contempladas, estão a Escola Municipal São José (Anexo II); Escola Municipal São José; Escola São José (Anexo I); Escola Municipal Adriano Máximo; Escola Municipal Manoel de Souza; Escola Municipal Manoel de Souza (Anexo I); Manoel de Souza (Anexo II); Escola Municipal Boa Esperança (Anexo I) e Boa esperança (Anexo II).
Conexão
A chegada do internet via satélite da Starlink acontece cerca de um ano após o empresário sul-africano-canadense anunciar um programa para conectar 19 mil escolas em áreas rurais para monitorar a Amazônia. Em 20 de maio de 2022, em uma publicação no Twitter, Elon Musk falou sobre o lançamento da Starlink na região e dizia estar “superanimado”.
“Superanimado por estar no Brasil para o lançamento da Starlink em 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais e também para o monitoramento ambiental da Amazônia”, disse Musk, na publicação.
Elon Musk anunciou a conexão em uma publicação no Twitter (Reprodução)
Elon Musk
Fundador, diretor executivo e diretor técnico da empresa de transporte espacial SpaceX, onde opera também o serviço de internet via satélite, e comanda a Tesla, fabricante de carros elétricos, o bilionário Elon Musk é um empreendedor, empresário e filantropo sul-africano-canadense, naturalizado norte-americano.
O empresário também é dono do Twitter, plataforma de rede social que Elon Musk só conseguiu concluir a compra, pelo valor de US$ 44 bilhões, em outubro de 2022, depois de 6 meses de negociações.