Município entra em estado de alerta por conta da dengue (Divulgação/FVS-RCP)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O Departamento de Vigilância em Saúde da prefeitura de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas, confirmou nessa quarta-feira, 31, o segundo caso positivo de dengue em um intervalo de 24 horas no município. A cidade entra em estado de alerta por conta da transmissão da doença, mas ainda segue em situação de controle.
Os pacientes são do Centro e da Zona Rural de Itacoatiara. Após exame de coleta e investigação, os resultados positivos para a doença chegaram na noite de terça-feira, 30, e na tarde dessa quarta-feira, 31, no município. Outros 18 casos estão em análise laboratorial.
Segundo o gerente de endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, Elielton de Macedo, apesar da situação de controle na cidade, existem pacientes com sintomas da doença em todos os bairros de Itacoatiara e é preciso que a população adote as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedys Aegypti.
Infestado
Na última terça-feira, 30, Elielton de Macedo informou que o município de Itacoatiara está infestado por larvas e depósitos de dengue nas residências, apesar da situação de controle. Segundo o gerente de endemias, 50 casos da doença já foram descartados pelo município.
Nesta semana, diversos bairros do município receberam visitas de agentes de endemias da prefeitura, que estão realizando inspeção e a borrificação das casas, afim de eliminar os mosquitos e larvas transmissores da doença.
“O município está muito tranquilo, não está tendo surto de dengue. Mas queremos reforçar a divulgação para pedir a colaboração dos moradores quanto à higienização do ambiente, manejo dos hospitais, tratamento de água. Não deixem água parada descoberta, porque é um potencial criadouro do mosquito {Aedys aegypti]”