Parlamentar diz que Itacoatiara precisa de nota técnica ambiental (Bruno Pacheco/O Login)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O vereador Arnoud Lucas (PV) quer uma nota formal da Secretaria de Meio Ambiente de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), no Amazonas, explicando o real motivo do mau cheiro exalado pelo município nesta terça-feira, 16. Ao Login da Notícia, o parlamentar disse que a população não pode ficar à mercê de falácias sobre a situação.
O odor, segundo o secretário de Meio Ambiente da cidade, Handson Oliveira, pode ser causado pela decomposição da planta aquática ‘aninga’, ou aningal’. “A gente requer uma nota formal da secretaria de meio ambiente, até para que não fiquemos à mercê de falácias, de pessoas preocupadas se isso pode ser prejudicial à saúde. […] precisamos de uma nota técnica ambiental”, declarou Arnoud Lucas.
O odor que tem causado incômodo ficou mais forte nesta terça-feira, 16, podendo ser sentido em todas as zonas da cidade. No bairro São Jorge, o cheiro de esgoto se intensificou por volta de 15h desta terça-feira, 16. Uma mulher, que preferiu não se identificar, disse que precisou fechar sua casa para diminuir o fedor, que penetrou a residência.
No Centro, na avenida 7 de setembro, o odor pôde ser sentido com mais intensidade ainda na tarde de ontem, segundo moradores. Nos bairros Colônia, Jauary 1 e 2, Mamoud Amed, Mutirão, Santo Antônio, Bairro da Paz e Prainha também foram relatados incômodos pela população.
Veja também: Mau cheiro em Itacoatiara pode ser causado por decomposição de ‘aningal’, diz secretário de Meio Ambiente
“Possivelmente, é fruto da decomposição de uma planta aquática chamada aninga. A gente passou por um período de estiagem muito forte, em que essa planta morreu e esse odor que ela exala é característico de quando ela está em decomposição”, salientou o secretário.