O odor de esgoto tem incomodado moradores desde essa segunda-feira, 15 (Reprodução)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O mau cheiro exalado pelo município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas, pode ser causado pela decomposição da planta aquática ‘aninga’, ou aningal’, segundo informou o secretário de Meio Ambiente da cidade, Handson Oliveira. O odor de esgoto tem incomodado moradores desde essa segunda-feira, 15, segundo relatos nas redes sociais.
“Possivelmente, é fruto da decomposição de uma planta aquática chamada aninga. A gente passou por um período de estiagem muito forte, em que essa planta morreu e esse odor que ela exala é característico de quando ela está em decomposição”, salientou o secretário.
Ainda segundo o secretário, apesar do forte odor de esgoto, o cheiro não é tóxico, mas ele deve ficar mais nas regiões próximas aos aningais.
Entenda
O odor que tem causado incômodo ficou mais forte nesta terça-feira, 16, podendo ser sentido em todas as zonas da cidade.
No bairro São Jorge, o cheiro de esgoto se intensificou por volta de 15h desta terça-feira, 16. Uma mulher, que preferiu não se identificar, disse que precisou fechar sua casa para diminuir o fedor, que penetrou a residência.
No Centro, na avenida 7 de setembro, o odor pôde ser sentido com mais intensidade ainda na tarde de ontem, segundo moradores. Nos bairros Colônia, Jauary 1 e 2, Mamoud Amed, Mutirão, Santo Antônio, Bairro da Paz e Prainha também foram relatados incômodos pela população.
“Eu pensei que fosse só na minha casa”, disse uma pessoa. “Quando fui ver, não era só aqui. A cidade toda está com esse cheiro de podre. Cadê as autoridades nesse momento? Precisamos de respostas”, declarou.