Na Áustria, governador do AM formaliza cooperação com o Conselho Mundial de Energia

Da Redação – Portal O Login da Notícia*

VIENA (ÁUSTRIA) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou, nesta quarta-feira, 3, um memorando de entendimento com o Conselho Mundial de Energia, que prevê cooperação para troca de experiências e tecnologias. A ação integra a agenda de visita à capital da Áustria, Viena, onde o governador também visitou, hoje, a Câmara de Comércio Brasil-Áustria.

“O conselho tem 100 anos de existência. E esse memorando de entendimento é importante para que a gente possa avançar na troca de experiências, de tecnologia, que a gente possa usar dessa experiência acumulada ao longo desses anos, de experiências exitosas em outras partes do mundo, de países que fazem parte desse conselho, para que a gente possa levar para a Amazônia, levar para o estado do Amazonas, sobretudo para as comunidades mais isoladas”, observou Wilson Lima.

Governador assinou memorando de entendimento com o conselho. Ele também visitou a Câmara de Comércio Brasil-Áustria (Diego Peres / Secom)

Acompanhado do deputado federal Amon Mandel e do secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o governador do Amazonas destacou ainda que é preciso avançar para o uso de energias renováveis, em substituição aos combustíveis fósseis, e que por isso é preciso trocar a matriz energética por uma menos poluente.

Conforme o documento, a cooperação tem o objetivo de popularizar tecnologias na área ambiental e ampliar a participação de mercado de fontes de energias renováveis, que possam contribuir para as políticas de mudanças climáticas.

Autoridades do Amazonas na Áustria (Diego Peres / Secom)

“O Conselho Mundial da Energia pode orientar, junto com seus associados, na estruturação quanto à forma de criar novos postos de trabalho e de obter um valor acrescentado através da utilização dos recursos locais, com base em modelos de autossuficiência energética existentes nos países associados”, afirma memorando de entendimento assinado pelo governador do Amazonas e pelo CEO do conselho, Robert Kobau.

Comércio

Ainda neste segundo dia de agendas no país europeu, o governador Wilson Lima esteve na Câmara de Comércio Brasil-Áustria, com objetivo de aumentar o diálogo e estabelecer relações com países que possuem investimentos no estado do Amazonas. A Áustria, por exemplo, possui uma empresa instalada no Distrito Industrial.

“Por conta da pandemia essas relações acabaram ficando comprometidas, então o estado do Amazonas está retomando essa agenda internacional de diálogo, com esses países que têm investimentos no Amazonas e que, também, têm potencial para investir no nosso estado”, concluiu Wilson Lima.

(*) Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!