Manoel ‘Padeiro’, dono do Benjamizeiro enfeitado com luzes natalinas, foi destaque no programa da TV Globo (Reprodução/TV Globo)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – A história do mais famoso Benjamizeiro de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), plantado há 47 anos pelo padeiro José Manoel de Oliveira Santos, de 77 anos, foi destaque nacionalmente nesta terça-feira, 5, no programa Encontro, com Patrícia Poeta, na TV Globo. Mais conhecido como “Seu Manoel” ou “Manoel Padeiro”, o itacoatiarense foi a participação especial que encerrou a programação do programa.
“Que linda essa família, gente. Beijo Seu Manoel, beijo para toda a família. Feliz Natal para vocês também e que maravilha conhecer essa história dessa árvore linda que virou ponto turístico em Itacoatiara”, declarou a jornalista e apresentadora do Encontro.
Assista:
Conheça a história de Manoel Padeiro
Apaixonado pela seleção brasileira de futebol, um homem que carrega no peito uma cruz para expressar o amor que tem pela religião, José Manoel foi padeiro e as vezes atua até como engenheiro elétrico. Mais conhecido como Manoel Padeiro ou Seu Manoel, é o morador de Itacoatiara, no Amazonas, que já levou o nome da cidade para o exterior com esse famoso benjamizeiro, uma atração turística no município por lembrar uma árvore de natal, com luzes e até enfeites natalinos.
Tudo começou em 1976. Seu Manoel conta que, no início, eram duas árvores, mas somente esta resistiu ao tempo. A ideia de podar em colunas e enfeitar com cerca de 600 lâmpadas, surgiu apenas anos mais tarde e agora ela virou um sucesso.
A árvore tem cerca de 18 metros. As copas representam cada uma das cinco conquistas do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. Hoje, o benjamizeiro é como um filho para o Seu Manoel, que faz questão de exibir a plantação e lembra da importância do Natal para as famílias.