Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Policiais da Rocam, Civil e Militar do Amazonas (PC-AM e PM-AM) receberam nesta terça-feira, 24, o título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). A honraria, de autoria do vereador Dib Barbosa, foi concedida por conta dos serviços prestados ao longo do mês de agosto na cidade, entre eles, na operação Hórus/Fronteira Mais Segura.
Receberam o título o investigador Rangel Brandão, delegado Lázaro Mendes, delegada Mariane Trovão, sargento Pablo (Rocam), tenente-coronel Lima Júnior (comandante titular do 2º BPM), entre outros.
Em uma das operações deflagradas pelos policiais, está a realizada no dia 9 de agosto, quando três pessoas foram salvas de criminosos. O caso aconteceu após um caminhão do supermercado Ouro Verde, localizado no Centro de Itacoatiara, ser roubado por homens encapuzados na rodovia que liga as cidades vizinhas Silves e Itapiranga.
Na ocasião, um homem identificado como Mauro Azevedo Rodrigues, “Maurinho”, morreu após trocar tiros com os policiais e uma mulher foi presa. De acordo com a informação da PC, os indivíduos estavam em uma motocicleta quando deram voz de parada ao condutor do caminhão; sem chance de saída ao motorista, os bandidos apontaram a arma na cabeça da vítima e conduziram o veículo até um ramal localizado na estrada do Sangaua, para fazer o desabastecimento de toda carga.
Após o ocorrido, populares acionaram o 2ºBPM de Itacoatiara informando que havia acontecido um assalto e que os bandidos estavam com as vítimas dentro de um caminhão na estrada de Silves.
Em ação rápida, os policiais se deslocaram até o local do ocorrido e fizeram uma varredura nos ramais, foi no momento em que a polícia adentrou em um ramal na estrada do Sangau e conseguiram avistar o baú roubado.
A carga nesse momento estava sendo descarregada pelos meliantes com a ajuda das vítimas, Maurinho avistou os policiais e atirou contra a guarnição que também reagiu em legítima defesa atirando em Maurinho levando o mesmo a óbito.
Garimpo
Outra operação deflagrada de forma conjunta pela PC-AM, Polícia Militar e Rocam, em 23 de agosto, resultou na prisão de seis homens suspeitos de revender combustível roubado de balsas para garimpeiros no interior do Amazonas.
“Parte desses combustíveis são destinados a garimpos clandestinos, pontos em frente das cidades e alguns postos de gasolina que também ficam nos municípios próximos a Itacoatiara”, destacou Mendes, durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 23, para apresentar os resultados da operação.