Uma das primeiras visitas da comitiva presidencial foi no Porto de Manaus (Reprodução)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
MANAUS – O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chegou à Manaus nesta quarta-feira, 4, ao lado de uma comitiva formada por 11 ministérios do governo Lula, para visitar as regiões afetadas pela estiagem severa que atinge o Amazonas. A ideia é analisar os impactos da seca e promover ações para minimizar os estragos causados à população.
“Agora cedo, recebemos o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e uma comitiva formada por 11 ministérios. Durante o dia, vamos mostrar como a estiagem está afetando a população em buscar soluções para minimizar os impactos da seca em nosso estado”, declarou o governador Wilson Lima, que recebeu a comitiva do governo federal ao lado do prefeito de Manaus, David Almeida.
Ao todo, 60 dos 62 municípios amazonenses estão sofrendo com a estiagem histórica no Estado. Além disso, cerca de 200 mil pessoas são afetadas diretamente pela falta da água em rios e lagos. Segundo a Defesa Civil, a estimativa para este ano é de uma seca mais prolongada.
Uma das primeiras visitas da comitiva presidencial foi no Porto de Manaus para mostrar a régua histórica de medição do nível do Rio Negro e, segundo o governador do Amazonas, conversar com alguns trabalhadores da área portuária.
A programação, ao longo do dia, inclui ainda visitas do vice-presidente e dos ministros à comunidades ribeirinhas e da zona urbana da capital manauara. Segundo Alckmin, a prioridade verificar, em campo, os estragos causados pela seca no transporte fluvial e no abastecimento de alimentos, além de assegurar ajuda humanitária às pessoas.
Além de Alckmin, visitam o Amazonas os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), Sonia Guajajara (Povos Indígenas do Brasil), e a secretária executiva do MDA, Fernanda Machiaveli.
Parlamentares da bancada do Amazonas no Congresso Nacional também participam das ações, como o senador Omar Aziz, e os deputados federais, Sidney Leite, Saullo Vianna e Amom Mandel.