Filha do vereador Dib Barbosa passa por cirurgia delicada para desobstruir sistema urinário, em Manaus

Bruno Pacheco – Do Portal O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – A filha do vereador de Itacoatiara, Dib Barbosa (PR), a pequena Ísis Dib, de apenas 2 anos de idade, vai passar uma cirurgia de reimplante ureteral unilateral nesta semana, em Manaus. O procedimento é considerado delicado e tem o objetivo de desobstruir o sistema urinário da bebê. O parlamentar se posicionou sobre o caso para esclarecer o motivo de estar ausente, presencialmente, da sessão dessa terça-feira, 15, da Câmara Municipal.

Ao Login da Notícia, Barbosa informou que está em Manaus para acompanhar a filha e que a cirurgia da criança estava agendada a manhã desta quarta-feira, 16, no Hospital Adventista de Manaus, mas a data da operação precisou ser transferida. “Estamos aguardando o retorno. [Ela acontece] ou amanhã [17] ou sexta-feira [18]. Vai depender da vaga do hospital”, pontuou o vereador.

Dib Barbosa com a filha Ísis, de apenas dois anos (Arquivo Pessoal)

A cirurgia de reimplante ureteral unilateral, que tem a duração média de uma a três horas, é um procedimento médico realizado para corrigir problemas no ureter, o tubo que transporta a urina dos rins para a bexiga. Durante a cirurgia, o ureter danificado ou obstruído é reimplantado (reattached) à bexiga de forma apropriada.

Na ocasião, segundo especialistas, geralmente é feita uma incisão na região abdominal e o ureter é reposicionado, permitindo que a urina flua normalmente. O procedimento pode variar dependendo da condição do paciente e das técnicas cirúrgicas utilizadas pelo médico. Recuperação e pós-operatório também variam, sendo importante seguir as orientações médicas para uma recuperação adequada.

Contra o veto

Nas redes sociais, Dib Barbosa destacou que, apesar de não gostar de compartilhar questões pessoais, precisou falar sobre o assunto. O vereador foi um dos parlamentares ausentes, de forma presencial, da sessão legislativa dessa terça-feira, 15, na CMI, quando foram colocados em pautas para votação os vetos do prefeito Mário Abrahim (PSC) aos projetos de lei que dava o título de Utilidade Pública para três associações, entre elas, a Estimular, que atende mais de 90 crianças autistas.

Com apenas seis de nove parlamentares necessários para derrubar a medida, a decisão do prefeito acabou sendo acolhida. Dib Barbosa participou da sessão de forma virtual e chegou a se posicionar e votar contra os vetos, mas a votação não pôde ser computada, porque o parlamentar precisaria estar presencialmente na Casa Municipal.

“Eu espero que vocês possam respeitar um momento desse meu. Na segunda-feira, farei o possível para estar presente, caso não, vou estar de forma virtual dando o meu posicionamento e opinião. No decorrer da semana, vou estar apresentando laudo, questão de internação hospitalar para que saibam que estou falando a verdade”, afirmou o vereador, em um vídeo publicado nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!