Caos sanitário: Moradores reclamam de ‘água preta’ em torneiras de Novo Remanso após serviços da prefeitura

Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – Os moradores da Vila de Novo Remanso, na zona rural do município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), levaram um susto nesta segunda-feira, 31, ao abrir as torneiras e se depararem com a coloração escura da água, aparentemente suja. O problema, registrado em pelo menos duas residências, acontece após duas semanas da realização de serviços de extensão hidráulica na comunidade realizados pela prefeitura, por meio da equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Em um vídeo, gravado por uma moradora da comunidade e obtido pelo portal O Login da Notícia, é possível ver uma grande quantidade de água preta saindo de uma torneira. A intensidade da cor impressiona quem se depara com o líquido, que chega a confundir com petróleo. O caso aconteceu no bairro Centro, em Novo Remanso.

Além da água suja, os moradores também relataram, nesta segunda-feira, 31, falta de água em alguns bairros de Novo Remanso, que tem enfrentado uma crise no abastecimento hidráulico nos últimos meses, em meio a alta demanda da população.

SAAE

A reportagem entrou em contato com a companhia de água solicitando um posicionamento sobre o episódio, mas ainda não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Segundo o vereador Arnoud Lucas (PV), que compartilhou os vídeos nas redes sociais, o SAAE informou que a bomba de água afetada pelo sujo estará sendo trocada até a manhã desta terça-feira, 1º, e que há um planejamento para, até quinta-feira, 3, trocarem o sistema de abastecimento da área atingida.

Poço artesiano

Há pouco mais de duas semanas, o prefeito Mário Abrahim (PSC), esteve em Novo Remanso acompanhando a instalação de um poço artesiano no bairro João Lima, que visa ampliar o abastecimento de água para a população.

A ampliação da rede é realizada por meio do SAAE, com trabalhos iniciados em fevereiro deste ano. Segundo a prefeitura, os serviços têm o objetivo de entregar mais de 10km de novos encanamentos para mais de 300 famílias.

A Vila

Não é a primeira vez que moradores relatam problemas na Vila de Novo Remanso. Em maio deste ano, a Prefeitura de Itacoatiara foi alvo de um protesto, em meio a reinauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os manifestantes cobraram melhorias para a região e, com gritos de guerra, faixas e cartazes, afirmaram que a vila “está sendo acabadada”.

“A minha vila está sendo acabada, destruída. E o que vocês estão fazendo por ela?”, questiona um rapaz, em tom de desabafo. O caso aconteceu instantes depois do gestor chegar à solenidade para fazer a reinauguração da unidade de saúde. Na ocasião, Mário Abrahim e os demais presentes apenas escutam o morador falar, até que o homem é interrompido quando o Hino Nacional Brasileiro começa a tocar.

Veja mais aqui: ‘Minha vila está sendo acabada’; moradores protestam contra prefeitura de Itacoatiara durante entrega de UBS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!