Da Redação – Portal O Login da Notícia*
MANAUS – Os representantes dos Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas no Estado participam, nesta quinta-feira, 06, às 9h, de sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), tendo como pauta o Projeto de Lei – PL de autoria do deputado Mário César (União Brasil- UB) que institui o Piso Salarial das categorias de trabalho. A proposta enviada pelas entidades sindicais e submetida a avaliação da equipe de assessoria parlamentar, propõe 3 Salários-mínimos mensais como Piso.
Para os presidentes dos Sindicatos das duas categorias de trabalho, a instituição de um piso salarial vem ao encontro das reivindicações de jornalistas e radialistas, tendo como referência as cláusulas específicas contidas nas propostas enviadas aos Sindicatos Patronais para discussão da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT e pela luta em prol da valorização e dignidade do trabalho diário jornalístico.
Ambos representantes fizeram convites para que os profissionais participassem da sessão na ALEAM, como forma de apoiar a atividade, acompanhando o desenvolvimento das discussões e os respectivos encaminhamentos sobre o PL, ainda sem número.
“O PL, ao ser aprovado pela Aleam e sancionado pelo governador do Estado, certamente, irá reparar e corrigir distorções salariais. Como consequência, teremos o reconhecimento e a valorização do trabalho dos profissionais no Amazonas”, destaca Wilson Reis, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJP/AM).
“São muitas as dificuldades no exercício da profissão dos trabalhadores nas empresas de Radiodifusão (Tv e Rádio) no Estado. A instituição de um Piso Salarial reconhecido em lei, sem dúvida, irá representar um olhar especial da sociedade para os nossos radialistas que, todos dias e com seu trabalho, informam e noticiam o que está acontecendo no Estado, no Brasil e no Mundo”, reforça, Paulo Guerra, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão no Amazonas (STERTM).
Minuta enviada ao governo
Em Requerimento à Mesa Diretora da Casa Legislativa, o deputado Mário César, foi encaminhada a indicação da Minuta de Projeto de Lei ao governador do Estado, Wilson Lima, que também é jornalista, com o objetivo de instituir o Piso Salarial de Jornalistas e Radialistas, em conformidade com o inciso V do artigo 7º da Constituição Federal e a Lei Complementar nº 103, de 14 de julho de 2000.