Pelo 2º dia seguido, moradores de Itacoatiara (AM) bloqueiam rua e tacam fogo em lixo para pedir asfalto e saneamento

Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – Pelo segundo dia seguido, moradores protestaram por asfalto, saneamento básico e melhores condições de vida em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). As manifestações desta terça-feira, 27, aconteceram no bairro da Paz, na rua Curió, cujo acesso à via foi bloqueado pela população, que montou uma barreira de entulhos e tacou foco para chamar a atenção das autoridades.

“Essa é a forma que nós temos de mostrar nossa indignação. Fizemos essa manifestação para chamar a atenção das autoridades, que prometeram para nós que seríamos o primeiro bairro a ser atendido com asfaltamento e até o momento isso ainda não aconteceu. Acabou o tempo chuvoso, não tem mais desculpa, o verão chegou e pedimos ao prefeito que venha aqui”, disse o João Beto, presidente do bairro.

O protesto iniciou por volta de 15h, com moradores batendo panela e clamando por socorro. Além do asfalto, a população reclama da falta de saneamento básico e esgotos à céu aberto, cujo sistema precário tem feito a água da região ser afetada, segundo os manifestantes. “Queremos infraestrutura, drenagem, asfalto, o nosso direito, porque todos aqui pagam impostos”, reforçou Beto.

“Todas as ruas do bairro da Paz estão críticas. Aqui vivem mais de 500 famílias e essa é a situação, que está causando doenças. A gente pede que o prefeito atenda o quanto antes o bairro. Não aguentamos mais esperar. Nossos mercadinhos e toda essa gente sofre muito com esse total abandono. A economia, a trafegabilidade das crianças para a escola, todos sofrem”, lamentou.

Abandono

A situação de abandono não é somente na rua Curió. Segundo apuração da reportagem, pelo menos, seis outras vias do bairro da Paz estão com os mesmos problemas de falta de asfalto ou apresentam esgotos á céu aberto, com risco de crianças caírem nos bueiros. Os moradores afirmam que, sem o apoio da prefeitura, são eles mesmo quem realizam obras de infraestrutura na região.

“A infraestrutura do bairro está precária. As ruas estão todas com problemas. A principal do bairro, a rua Curió, o asfalto chegou até a entrada e não passou disso. Aqui também não tem uma praça, um local de lazer, nada que a prefeitura possa fazer para atender os moradores. Isso tudo só está assim porque os moradores já arrumaram, se não, estaria pior”, criticou Rodrigo Freitas, morador da rua Curió.

Mais manifestações

Nessa segunda-feira, 27, outra manifestação de moradores bloqueou vias públicas de Itacoatiara. No bairro Santo Antônio, os protestos foram nas ruas Beija Flor e Abdon Mamede, onde a população também chegou atear fogo em entulhos e interditar trechos da região.

O ato iniciou por volta de 14h30, com as extremidades das vias sendo bloqueadas. Vídeos compartilhados pela população nas redes sociais mostram uma intensa fumaça preta vindo da localidade. Nas imagens, é possível observar a situação precária das vias.

Sobre as ruas do bairro de Santo Antônio, o portal O Login da Notícia conversou, por telefonema, nesta terça-feira, 27, com o subsecretário de Infraestrutura de Itacoatiara, Raimundo Nonato, e questionou quando as vias devem ser recapeadas.

À reportagem, Nonato afirmou que as ruas estão no planejamento da prefeitura e devem receber asfalto já nos próximos dias. Segundo o gestor, contudo, as vias precisam primeiro de um serviço de recomposição de barro e recuperação da base para que possa ser asfaltada.

“O próximo passo é lá. Porém, as ruas ‘estão soltas’. Como o tempo ainda está um pouco instável, precisa de um serviço de recomposição de barro, precisa, necessariamente, da recuperação da base, para que possa ser asfaltada”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!