Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Após o desabamento de uma ponte que dá acesso à Vila do Engenho, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), toras de madeira darão lugar, de maneira provisória, ao concreto que antes era utilizado na estrutura. O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), disse que o trecho em que ocorreu a erosão receberá trabalhos de reconstrução.
Em nota enviada ao portal O Login da Notícia, o órgão informou que a manutenção das estradas que ligam a AM-010 às Comunidades do Novo Remanso e da Vila do Engenho é de competência da prefeitura. Segundo a pasta, no entanto, a Seinfra concluiu recentemente o projeto de reconstrução das duas estradas e que, com a finalização do processo licitatório, as obras iniciarão ainda neste semestre.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) informa que a manutenção da Estrada do Engenho é de competência da Prefeitura de Itacoatiara. No entanto, o Governo do Estado, por meio da Seinfra, concluiu o projeto de reconstrução das estradas de Engenho e Novo Remanso, o processo licitatório foi concluído e as obras iniciarão neste semestre. Informa ainda que a empresa vencedora da licitação já foi acionada e estará atuando no trecho em que ocorreu a erosão.”
Madeira
As toras de madeira para nova ponte foram anunciadas pelo prefeito Mário Abrahim (PSC). O material foi fornecido por meio de um acordo com a empresa Mil Madeireira Preciosas. Segundo o gestor, a solução é paliativa, já que a Seinfra fará o serviço de forma definitiva.
“Teremos também o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura, que também nos atendeu e enviará equipes com estrutura resolutiva para reestrutura o tráfego na região”, declarou o prefeito de Itacoatiara.
O caso
A ponte desabou na tarde desse sábado (22) e deixou a população isolada, em meio à forte chuva que atingiu a região desde as primeiras horas do dia na Vila do Engenho, em Itacoatiara. O rompimento da estrutura aconteceu por volta de 17h.
Moradores que passavam pelo local filmaram a via e compartilharam nas redes sociais. No vídeo, é possível ver uma forte correnteza seguindo em direção para a ponte, no trecho conhecido como ‘Ladeira do Buriti’.
Saiba mais: Trecho de ponte desaba e deixa população isolada na Vila do Engenho, em Itacoatiara (AM)